[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG

Roosvelt David roosveltdavid em hotmail.com
Qua Mar 9 12:37:17 BRT 2016

Alguns Comentários,

> "Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
> devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
> prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
> Agradecemos sua compreensão."

Chega a ser comica a situação da Elo net. colocam a culpa no principal fornecedor de link( Algar) no entanto olhando o BGP quem é a principal Fornecedora do Link é a Internexa com 44% do Peering, seguido da Algar com 43% e seguido das outros Peering menores.  Partindo dessa simples análise, o Link da Internexa não deve ser menor que o da Algar, não faz sentido.

http://bgp.he.net/AS28125#_peers <http://bgp.he.net/AS28125#_peers>

Dá pra perceber a inconsistência das informações. claro que eles podem ter se referido a “um dos Principais Fornecedores”, entretanto pelo que o amigo falou, a Elo net só botou a culpa na Algar afirmando que o problema era no “Principal Fornecedor”.  é perfeitamente compreensível a indignação que o levou a abrir a Thread. como a Elo net é capaz de anunciar ter vários fornecedores no BGP, e na pratica se um falha, não existe redundância efetiva?

> Tanto é, que na quinta feira ela ficou alterando a saída no BGP toda hora.
> Hora saía pela Internexa, hora saia pela GVT (via rede e.serv) e a saída
> via PTT não funcionava. Por fim, deixaram a Algar ativa mesmo com
> problemas.

Minha hipótese, acredito pelas evidências mostradas nessa thread que a Elo deva ser segmentada em partes distintas e cada um dos fornecedores anunciados alimenta um segmento da Rede. o que explica os anúncios no BGP.

bem sucintamente:

(REDE A== FORNECEDOR X)     (REDE B == FORNECEDOR Y)

REDE A e B são do mesmo provedor, mas alimentadas por fornecedores distintos. pelo menos eu já observei isso em provedores regionais.

sobre os breves momentos em que a Saida do BGP foi para a Internexa e as outras saídas pode ter ocorrido uma tentativa de unir esses segmentos separados via Rádio. Eu já vi provedor fazendo isso as pressas.

(REDE A == FORNECEDOR X(FALHA ) == ""ENLACE VIA RÁDIO"" == REDE B == FORNECEDOR Y)

No entanto a estratégia não deve ter surtido efeito, talvez pela sobrecarga ou pela instabilidade do enlace de rádio e acabaram por deixar do jeito que estava com o Link Problemático da Algar. pode não ser isso, mas como já vi provedores fazendo, não acredito que essa hipótese seja improvável.

> Agora, depois de sanado o problema por parte da Algar (confirma amigo
> Nielsen?) como dito pelo amigo Mileto Tales, eles soltam essa de que
> tomaram ataque?

Ué? não era o Link com problema?
 Depois de solucionado o “problema” que era do fornecedor do link(Algar)  a Elo ainda solta a pérola de que sofreu um ataque? a inconsistência de informações é absurda.

Parabéns por não aceitar as desculpas prontas e buscar realmente o que poderia estar acontecendo.

Atenciosamente
Roosvelt David