[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG

Listas Tecnicas listas.ger.redes em gmail.com
Qua Mar 9 09:36:29 BRT 2016

Bom dia a todos,

@ João Victor de Souza,

muito conveniente para eles soltarem um Comunicado no site agora alegando
isso, concorda?

Ficaram de quinta a segunda com mensagem automática na central do Cliente
dizendo que o problema era com sua principal fornecedora de link (aka Algar
Telecom). reproduzo abaixo a mensagem:

"Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
Agradecemos sua compreensão."

Agora, depois de sanado o problema por parte da Algar (confirma amigo
Nielsen?) como dito pelo amigo Mileto Tales, eles soltam essa de que
tomaram ataque?

Olha, pode até ser, mas não está me convencendo. A Desculpa do DDoS (ou
outro tipo de ataque) é melhor do que falar: "Tivemos problemas com nossa
principal operadora e nossa redundância não está apta a funcionar ou o link
é muito pequeno. Não estávamos preparados para uma situação dessas."

Tanto é, que na quinta feira ela ficou alterando a saída no BGP toda hora.
Hora saía pela Internexa, hora saia pela GVT (via rede e.serv) e a saída
via PTT não funcionava. Por fim, deixaram a Algar ativa mesmo com
problemas.

Hoje, veja como está: http://bgp.he.net/AS28125

Então pergunto, se era ataque, porque não falar logo no começo ao invés de
ficar colocando a culpa na Algar? Será que alguém da Algar entrou em
contato com eles a respeito dessa thread?

Não fecha. Ou estão mentindo e não houve ataque algum, ou houve ataque e
não souberam identificar e saíram direto culpando a Algar (não creio nessa
última hipótese, pois não faz sentido culpar a operadora se o problema é
estar recebendo ataques).

Enfim, essa história ficou extremamente mal contada.

Nielsen, por curiosidade, e se puder responder, o que a Algar te passou a
respeito dessa situação?

Bom dia a todos!