[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG
Listas Tecnicas
listas.ger.redes em gmail.com
Qua Mar 9 09:36:29 BRT 2016
Bom dia a todos,
@ João Victor de Souza,
muito conveniente para eles soltarem um Comunicado no site agora alegando
isso, concorda?
Ficaram de quinta a segunda com mensagem automática na central do Cliente
dizendo que o problema era com sua principal fornecedora de link (aka Algar
Telecom). reproduzo abaixo a mensagem:
"Prezado Cliente, comunicamos que nosso serviço encontra-se indisponível
devido a paralisação de nossa principal fornecedora de link. Tão logo a
prestadora restabeleça seu serviço, nossa operação voltará a normalidade.
Agradecemos sua compreensão."
Agora, depois de sanado o problema por parte da Algar (confirma amigo
Nielsen?) como dito pelo amigo Mileto Tales, eles soltam essa de que
tomaram ataque?
Olha, pode até ser, mas não está me convencendo. A Desculpa do DDoS (ou
outro tipo de ataque) é melhor do que falar: "Tivemos problemas com nossa
principal operadora e nossa redundância não está apta a funcionar ou o link
é muito pequeno. Não estávamos preparados para uma situação dessas."
Tanto é, que na quinta feira ela ficou alterando a saída no BGP toda hora.
Hora saía pela Internexa, hora saia pela GVT (via rede e.serv) e a saída
via PTT não funcionava. Por fim, deixaram a Algar ativa mesmo com
problemas.
Hoje, veja como está: http://bgp.he.net/AS28125
Então pergunto, se era ataque, porque não falar logo no começo ao invés de
ficar colocando a culpa na Algar? Será que alguém da Algar entrou em
contato com eles a respeito dessa thread?
Não fecha. Ou estão mentindo e não houve ataque algum, ou houve ataque e
não souberam identificar e saíram direto culpando a Algar (não creio nessa
última hipótese, pois não faz sentido culpar a operadora se o problema é
estar recebendo ataques).
Enfim, essa história ficou extremamente mal contada.
Nielsen, por curiosidade, e se puder responder, o que a Algar te passou a
respeito dessa situação?
Bom dia a todos!
Em 9 de março de 2016 08:24, Nielsen <nk em nexttel.com.br> escreveu:
> A Algar sempre agradou pela disponibilidade do serviço, problema foi que
> houveram interrupções frequentes e algumas delas com grande
> intervalo, fora isso o amigo da Algar Telecom sempre nos deu um parecer
> bem técnico aqui na lista sobre os problemas.
> E outro problema que não tem nada a ver mais vale ser citado é que sempre
> no dia seguinte ao problema da algar equipamentos de rede que atendem o
> cliente que ficam 3 anos sem dar problema dão.
> Clientes vão a loucura.
> Eu acho que o provedor muitas vezes coloca a culpa no seu fornecedor para
> não ter seu filme queimado tb kkk, não sei se é este o caso da
> alegação de invasão da elonet.
> Vamos ver de agora em diante.
>
> ----- Original Message ----- From: "JOÃO VICTOR DE SOUZA" <
> joao.souza em ice.ufjf.br>
> To: "Lista das indisponibilidades da Internet brasileira" <
> caiu em eng.registro.br>
> Sent: Tuesday, March 08, 2016 10:48 AM
>
> Subject: Re: [caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG
>
>
> Caros,
>
> Também sou usuário residencial da Elo.Net e também sofri com esse
> problema. A respeito da indisponibilidade parece que tem mais caroço
> nesse angu. A Elo.Net soltou um comunicado (ontem) falando sobre um
> suposto ataque (invasão?) sofrido por eles.
> Achei meio esquisito só agora eles falarem isso. Mas ainda não sei ao
> certo o que de fato aconteceu pra ficar de quinta à segunda
> intermitente.
>
>
> Segue o comunidado:
> ------
>
> Prezado(a) assinante,
>
> Por intermédio do presente, a empresa Elo.Net vem informar que na
> última quinta- feira, dia 03/03/2016, sofreu um ataque direcionado em
> sua rede, com o claro intuito de prejudicar a qualidade dos nossos
> serviços, o qual motivou a instabilidade dos sinais, o que perdurou
> até a madrugada desta segunda-feira, diante da complexidade dos
> reparos necessários.
>
> Desculpamo-nos pelos transtornos, salientando que o lamentável e
> doloso ocorrido extrapolou à alçada da Elo.Net, tratando-se de conduta
> criminosa afeita a terceiros, sobre os quais tomaremos todas as
> medidas judiciais e extrajudiciais que estiverem ao nosso alcance.
>
> Por fim, reiteramos nosso compromisso com a qualidade dos nossos
> serviços, bem como com a ética, a segurança, a transparência e a
> satisfação de nossos assinantes.
>
> Por fim, agradecemos pela compreensão.
>
> São João Nepomuceno, 07 de Março de 2016.
>
> Atenciosamente,
>
> Equipe de Relacionamento Elo.Net.
> -------------
>
>
> Em 8 de março de 2016 09:23, Eduardo Rigler <erigler em gmail.com> escreveu:
>
>> Antônio,
>>
>> Em muitos circuitos não é possível ter redundância até a última milha,
>> chegar com fibras distintas à um único cliente custa caro e só vale a pena
>> se for possível angariar outros clientes no percurso, isso é normal é
>> aceitável.
>>
>> De qualquer forma sua sugestão é válida, geralmente o primeiro preço é
>> muito bom mas é de um circuito ~flat~. Aí o cara contrata sem avaliar os
>> "poréns" e vai lembrar disso quando tiver algum problema.
>>
>> []'s
>> Eduardo.
>>
>>
>>
>> Em 8 de março de 2016 08:22, Antonio Carlos Sanches <asanches em omni.net.br
>> >
>> escreveu:
>>
>> Não sei se é o caso, mas nos meus contratos pago um valorzinho a mais para
>>> ter a proteção do meu circuito, sei que hj tenho 3 rotas em caso de
>>> falhas,
>>> só fico fora se o equipamento que estou diretamente conectado apresentar
>>> problemas. Já pensaram em ver com seus consultores se essa proteção
>>> existe
>>> no serviço de vcs ? Talvez seja isso que garanta o meu baixo índice de
>>> problemas.
>>>
>>> Em terça-feira, 8 de março de 2016, Nielsen <nk em nexttel.com.br>
>>> escreveu:
>>>
>>> > Discordo do amigo da Algar Telecom, tem tido varias quedas,
>>> principalmente
>>> > semana passada.
>>> > Inclusive uma das quedas como disse anteriormente durou mais de 6 >
>>> horas.
>>> > Complicadissimo, devo ter uns 8 chamados lá em menos de 30 dias.
>>> >
>>> > ----- Original Message ----- From: "suporte salvador" <
>>> > suporteinfossa em gmail.com>
>>> > To: "Lista das indisponibilidades da Internet brasileira" <
>>> > caiu em eng.registro.br>
>>> > Sent: Monday, March 07, 2016 11:46 PM
>>> > Subject: Re: [caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG
>>> >
>>> >
>>> > Legal você vir aqui verificar a veracidade da informação. Porém você só
>>> > mostrou o quanto seu provedor é ruim, como é que um provedor repassa ao
>>> > cliente (verídica ou não a informação) de que um terceiro é o causador
>>> > do
>>> > problema? Eu como fornecedor do serviço falaria que estava com >
>>> problemas
>>> no
>>> > link e que estaria tentando solucionar o mais breve possível, já que o
>>> > cliente não tem nenhum contrato com a fornecedora do link (Algar no
>>> caso).
>>> >
>>> > Gostaria que respondesse algumas perguntas:
>>> >
>>> > 1- Qual a tecnologia entregue nos seus 3 links? (Rádio, ADSL, Cabo de
>>> Rede
>>> > (PACPON), fibra);
>>> > 2- Como você detecta a queda?;
>>> > 3- Já tentou verificar a conexão entre os links descritos durante as
>>> > quedas?;
>>> >
>>> > Att
>>> > Em 07/03/2016 23:09, "CTBC Telecom" <algartelecom em gmail.com> escreveu:
>>> >
>>> > José, nossa rede em Juiz de Fora está funcionando dentro da >
>>> normalidade.
>>> >>
>>> >> 2016-03-07 19:57 GMT-03:00 Listas Tecnicas <
>>> listas.ger.redes em gmail.com
>>> >:
>>> >>
>>> >> > Boa Noite a todos!
>>> >> >
>>> >> > @Leonardo da Silva Fiuza Pina,
>>> >> >
>>> >> > Eu já fiz minha parte de cobrar a Elo.Net. Não tenha dúvida alguma
>>> >> disso. A
>>> >> > minha intenção era de confirmar a versão deles, afinal, estão
>>> "acusando"
>>> >> > diretamente a Algar de ser a causadora do problema. Acho que essa é
>>> >> > a
>>> >> > função da lista, trocar informações sobre as indisponibilidades das
>>> >> redes /
>>> >> > provedores. Entendo e respeito seu ponto de vista, porém meu intuito
>>> em
>>> >> vir
>>> >> > a lista é em busca de informações.
>>> >> >
>>> >> > @João Butzke,
>>> >> >
>>> >> > Desculpe, mas o que estou tentando atravessar? Não tenho o direito
>>> >> > de
>>> >> > confirmar a informação prestada pelo meu provedor? Não é esse o
>>> intuito
>>> >> da
>>> >> > lista? Trocar informações?
>>> >> >
>>> >> > Lamento, mas na minha região a única outra alternativa é Velox 1Mb e
>>> não
>>> >> > atende minha aplicação.
>>> >> >
>>> >> >
>>> >> > @Fábio Hernandes,
>>> >> >
>>> >> > Obrigado pela opinião sensata. Esse é o objetivo da thread e da >>
>>> > lista
>>> em
>>> >> > geral. Trocar informações sobre indisponibilidades.
>>> >> >
>>> >> >
>>> >> > @Eduardo Rigler,
>>> >> >
>>> >> > Obrigado pela opinião sensata. Sem dúvidas, a intenção é obter
>>> >> informações.
>>> >> > De fato, a redundância não funcionou. Gostaria de ter outra opção de
>>> >> > provedor na região, mas como disse acima, a alternativa é o Velox >
>>> >> (máximo
>>> >> > de 1Mb) e não é suficiente.
>>> >> >
>>> >> > A informação trazida pelo @Nielsen é muito interessante. Se não >>
>>> > estou
>>> >> > enganado, ele é dono ou trabalha na Next Telecom (antiga
>>> NextSolutions)
>>> >> de
>>> >> > Visconde do Rio Branco e sei que eles são clientes da Algar e
>>> buscam >> > >
>>> >> link
>>> >> > em Juiz de Fora também. Reproduzindo o que ele disse: "Realmente a
>>> algar
>>> >> > esta deixando a desejar , só este mes caiu umas 4 vezes no minimo.
>>> >> > Mes
>>> >> > passado ficamos 8 horas sem link. Pelo que sei tem um switch "mx420"
>>> que
>>> >> > precisaria ser trocado. Ainda bem que estamos conseguindo uma
>>> >> redundancia,
>>> >> > porque cliente nem sempre entende e não aceita desculpas."
>>> >> >
>>> >> > Ou seja, ele é cliente da Algar e não teria porque mentir, além
>>> disso, a
>>> >> > informação dele confirma a informação passada pelo meu provedor
>>> (embora
>>> >> não
>>> >> > justifique meu provedor não ter/não ativar a redundância).
>>> >> >
>>> >> > Obrigado pela ajuda!
>>> >> >
>>> >> > @Rubens Kuhl,
>>> >> >
>>> >> > Exatamente isso. Confirmar a veracidade da informação e ao mesmo >>
>>> > tempo
>>> >> > tentar saber o porque da demora da Algar em solucionar o suposto
>>> >> problema.
>>> >> > Embora eu tenha feito uma critica, que ressalto, é construtiva, em
>>> >> relação
>>> >> > do meu provedor não ter / não ativar sua redundância.
>>> >> >
>>> >> > Resta agora o nosso amigo da Algar, se for do alcance dele e se for
>>> >> > possível a ele, esclarecer um pouco para nós a situação / problema.
>>> Como
>>> >> eu
>>> >> > disse, se puder / quiser.
>>> >> >
>>> >> > Obrigado a todos que responderam e ajudaram com informações!
>>> Aguardemos
>>> >> > agora a Algar.
>>> >> >
>>> >> > Boa Noite!
>>> >> >
>>> >> > José Antônio.
>>> >> >
>>> >> > Em 7 de março de 2016 13:56, Rubens Kuhl <rubensk em gmail.com>
>>> escreveu:
>>> >> >
>>> >> > > 2016-03-07 13:14 GMT+00:00 Leonardo da Silva Fiuza Pina <
>>> >> > > leonardo.pina em lbr.com.br>:
>>> >> > >
>>> >> > > > Então, você, enquanto consumidor final, deve limitar o seu >> >
>>> > > escopo
>>> ao
>>> >> > seu
>>> >> > > > provedor de acesso à Internet (Elo.Net) e cobrar do mesmo a
>>> >> > continuidade
>>> >> > > da
>>> >> > > > prestação do serviço conforme o contrato.
>>> >> > > >
>>> >> > > > Cabe ao Elo.Net providenciar quaisquer soluções a fim de cumprir
>>> as
>>> >> > > > obrigações contratuais com os clientes.
>>> >> > > >
>>> >> > >
>>> >> > > Me parece que a questão aqui era determinar a franqueza, ou não,
>>> >> > > do
>>> >> > > fornecedor com quem ele tem contrato.
>>> >> > >
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>>> >> > > Rubens
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