[caiu] Problema Elo.Net / Algar Telecom - Juiz de Fora, MG

Listas Tecnicas listas.ger.redes em gmail.com
Ter Mar 8 06:32:29 BRT 2016

Bom dia a Todos!

@CTBC Telecom,

Bom dia e Muito Obrigado pela informação. Aparentemente, ontem a tarde
normalizou.

Agora se for possível (ou seja, se não for prejudicial a você), você
poderia confirmar a informação tanto do meu provedor quanto do Nielsen de
que havia um problema com vocês em Juiz de Fora?

Caso não possa, entenderei sem problemas. Obrigado!

@Suporte Salvador,

Bom dia! Sem dúvida houve um pouco de amadorismo por parte do meu provedor
em simplesmente não ter / não ativar a redundância (embora ele
aparentemente tenha, veja: http://bgp.he.net/AS28125).

Respondendo às suas perguntas:

Antes, quero deixar claro mais uma vez que não sou provedor e nem vendo /
forneço internet a ninguém, sou usuário final.

1 - Todos os três acessos são via rádio 5.8GHz - Equipamento utilizado:
Mikrotik SXT.

2 - O acesso cai. O último ponto que consigo pingar é o roteador de borda
do provedor (ip interno), fora isso, não conseguia pingar, acessar nada
externo (nem o traceroute executava, pois obviamente não achava o destino).
Chegava a ficar entre 30 minutos a 1 hora fora do ar por queda.

3 - Sim. Como eu disse, no momento da queda eu conseguia chegar até no
router de borda do provedor. A rede em si do provedor funcionava, mas como
o link deles estava OFF e não ativaram a redundância, ficava sem conexão
externa.

Problema também enfrentado pelo Nielsen conforme citado na lista.

Obrigado pela ajuda.

Bom dia a todos.

José Antônio.