[caiu] RES: RES: Alguem com problema Level3 BGP

Roosvelt David roosveltdavid em hotmail.com
Ter Jun 21 12:58:26 BRT 2016

@Marcio, sobre a redundância, Engraçado e ao mesmo tempo estranho é que a Copel tem saídas pela Algar e Internexa.

porque diabos a “redundância” deles não funcionou e eles colocaram a culpa na L3. só acho que por incompetência deles houve a falha e encontraram(aproveitando o momento)  um cristo(a Level 3) pra por a culpa. isso me cheirou muito amadorismo para uma empresa do porte da Copel. não me surpreendo muito porque a copel tenta vender links “Redundantes” que são uma piada.

@Dougas, De fato a Copel Telecom está se aproveitando do fato de ter os postes, OPGW e toda a estrutura burocrática a favor dela. alguns podem achar pesada a palavra, mas infelizmente a Copel está se tornando um monopólio no paraná. eles tem dificultado o quanto tem sido possível para os pequenos provedores. e ainda o serviço não é lá aquelas coisas. estão virando uma “Oi” já que não tem concorrência em termos de capilaridade e entrando no maldito comodismo. Fontes internas da L3 me relataram há um tempo atrás que a Copel dificulta ao máximo eles lançarem rotas em Curitiba. eles tem clientes que são conectados via Rádio em decorrência dos entraves que a copel impõem ao lançamento de cabos. tentam vender pares de FO a preços pornográficos, arrumam milhares de desculpas bizzarras, mas não deixam ngm passar cabos. tem sido um desafio implantar redes no PR. e coleciono relatos de provedores no estado que tinham transporte, interconexão de cidades pela infraestrutura da copel que quando fecharam contrato era mil maravilhas e um preço extremamente competitivo. esse ano houve reajustes em alguns contratos e tabelas que tornaram inviáveis a operação em algumas empresas.

@Edison,  vão aos poucos matando a concorrência para imperarem com o monopólio dentro do estado.e a falta de concorrência é prejudicial principalmente ao consumidor, já que as empresas entram no comodismo “por não ter com quem se preocupar"

@Marcio é uma palhaçada sem forma de mensurar o tamanho. Enquanto pagamos cerca de R$8 a R$10 por ponto de fixação sem choro e uma burocracia infernal, eles metem fibra aonde bem entendem e na prática não devem pagar nada. como você bem citou, eles tem tantas facilidades que é injusta a concorrência com Players locais. no mês passado desistimos de um projeto de implantar FTTx em algumas cidades do Sul do Paraná porque não conseguimos viabilizar o compartilhamento de postes. queriam nos fornecer banda a preço de ouro com pseudo redundância. (lançariam dois cabos da nossa central até o Shelter deles. e o Shelter sem redundância, conectado em um único cabo. eu RI kkk). é muito na cara que eles estão tentando melar o negócio de pequenos provedores, assim como melaram o meu.

 só comparativamente na CELESC em SC, é até R$5 por ponto de fixação quando é uma quantidade muito pequena de pontos de fixação(até 1000 pontos). quando é até 10 mil pontos dá pra chegar nos R$4,00 por ponto de fixação.
http://novoportal.celesc.com.br/portal/images/arquivos/normas/modelo-contrato-compartilhamento.pdf