[caiu] Múltiplas queixas de downtime ou degradação na manhã de 13/06/16

Kurt Kraut listas em kurtkraut.net
Seg Jun 13 13:03:32 BRT 2016

Aloha senhores,

As queixas de serviços fora do ar nesta manhã estão se avolumando
atipicamente. Me parece ter algum fator em comum e peço a ajuda dos
senhores para que chegamos também a um diagnóstico comum. Nas primeiras 12h
do dia de hoje tivemos aqui na lista CAIU as seguintes queixas de downtime
ou performance degradada:

[caiu] GVT-VIVO VoxNG em Porto Alegre:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050853.html

[caiu] porta bb.com.br lentidão:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050855.html

[caiu] Bradesco fora via TIM:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050856.html

[caiu] Skype: https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050859.html

[caiu] Level 3 - Lentidão em Betim / MG:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050870.html

[caiu] Algar em Campinas sem HTTP mas com HTTPS/UDP/ICMP. Proxy caiu?:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050874.html

[caiu] Site americanas / submarino:
https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2016-June/050879.html

Acho difícil que os destinos citados estejam todos com problemas internos.
Minha suspeita recai sobre a Level 3 criando efeito colateral nas demais
operadoras citadas. O sintoma da Algar é o que mais destoa dos demais.

E aí comunidade, o que podemos fazer para chegar na causa da raiz destes
problemas?

Abraços,

Kurt Kraut