[caiu] De novo! Justiça manda bloquear Whatsapp

Leandro Carlos Rodrigues leandro em allchemistry.com.br
Qui Jul 21 07:28:13 BRT 2016

Pode crer. Neste ponto, sem servidor central fica extremamente difícil
de enviar vídeo. Neste caso teria que passar um link de onde o video foi
previamente postado, assim como um link de Dropbox da vida e o destino
se vira para abrir.

De qualquer forma, quando acordei hoje me deparei com o problema do NAT
do IPv4. Supondo que o celular esteja conectado em um Wi-Fi, a mensagem
não poderia ser roteada até ele sem interferência do roteador. Parece
que teremos que aguardar a implementação total do IPv6 para conseguirmos
por em pratica o que estou imaginando. :-(

Mas basicamente a ideia seria cifrar o numero do celular com MD5 e o
resultado passa a ser o endereço daquele celular. Os pacotes teriam que
conter o endereço MD5 de origem, MD5 de destino, tipo de mensagem e a
mensagem cifrada. Tem que haver um aperto de mão inicial, trocando
endereços IPs atuais, e isso eu não sei exatamente como fazer mas
poderia ser o SMS ou QRcode talvez. No aperto de mão, cada celular passa
seu próprio IP e também o endereço IP de todos os contatos anteriores
dele (amigos) juntamente com a chave pública deles. Quando for enviar
uma mensagem, disparar para todos os IPs daquele destino, tanto o IP
atual dele próprio quanto os IPs dos contatos amigos. Se o destino
receber, aceita e problema resolvido. Se quem receber não for o destino
(no caso o contato amigo), repassa se conhecer o destino ou ignora se
não conhecer. Se houver troca de IP, informar todos os contatos. Se pelo
menos um contato receber a nova informação de IP, ele já é capaz de
rotear para o destino maximizando assim a probabilidade de recebimento.

Claro que não é perfeito mas já é uma base de algo mais robusto que
poderia ser feito quando tivermos IPv6.

Abraços,

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil