[caiu] Queda 1 min OI

Silvio Licht Ahmad silviola em gmail.com
Quarta Janeiro 20 16:10:38 BRST 2016

Eu havia dito que iria encerrar o assunto, mas como finalmente surgiu uma
resposta bastante relevante, vou me obrigar a responder até por questão de
consideração. Vamos lá:

No relato inicial, não forneci mais informações porque a ideia era apenas
obter um retorno rápido, para tentar dimensionar o que estava ocorrendo.

O Gateway daqui de Rosário fica em Santa Maria, e Santa Maria pode ser
considerada uma metrópole apesar de estar um pouco afastada da capital.

Sobre o rompimento da fibra, não é uma informação oficial, é uma informação
via conversa informal com o técnico de internet da OI Local.

Sobre a rapidez na convergência de links, não sei opinar, mas de fato ao
retornar, as conexões estavam no mesmo gateway.

Os modens não perderam o sincronismo, a queda acredito que tenha sido de L3
pra cima... porém uma das linhas desconectei e demorou pra reconectar,
então acredito que o server Radius também estava inalcançável.

Ao fazer tracert, o primeiro salto, que é o GW em Santa Maria, já não
respondeu.

Eu percebi a queda pois estava navegando em um Balance com 3 Links com
Failover e meu PC perdeu conectividade, fiz o caminho inverso da rede caixa
a caixa até o Balance, foi quando vi que os discadores PPPoE estavam
conectados, mas sem tráfego.

Como dou consultoria a outras 5 empresas da cidade, assim que o link
retornou, fiz acesso remoto e percebi que as 5 localidades haviam também
passado pela mesma situação. E foi neste momento que resolvi abrir esta
thread.

Att,
Silvio