[caiu] Queda 1 min OI

Leonardo Amaral - Listas listas em leonardoamaral.com.br
Quarta Janeiro 20 15:12:01 BRST 2016

Em 20 de janeiro de 2016 01:25, Silvio Licht Ahmad <silviola em gmail.com>
escreveu:

> Descobri através de amigos que trabalham na OI que foi um rompimento de
> Fibra em Santa Maria - RS.
>
> 1 ADSL cair 1 minuto ok, mais de uma dezena de ADSL's espalhados pela
> região caírem ao mesmo tempo, conforme confirmei, foi sim, justificativa
> para uma Thread.

O pessoal da lista tá julgando demais. A Caiu é pra descobrir problemas de
larga escala. Se todo mundo numa cidade cai, algo aconteceu. Ninguém
deveria se interessar em discutir a relevância do downtime, até porque o
tempo varia pra cada tipo de empresa/solução. Pra muita gente
(Principalmente provedores de conteúdo), o simples fato do link sair e
voltar capota todas as conexões estabelecidas e gera uma convergência mais
demorada (Já vi levar mais de 10 minutos até voltar o tráfego normal depois
de um downtime instantâneo).

O que eu me pergunto - na hipótese de ser válida a informação sobre a fibra
- é como a Oi convergiu tão rápido pra outro link numa cidade que não é
pequena mas não é lá uma metrópole.