[caiu] GVT com problemas no PTT-SP
Roosvelt David
roosveltdavid em hotmail.com
Sábado Fevereiro 27 22:59:13 BRT 2016
e vai ficar pior
Do comentário do Kastyel, Conhecendo a telefônica, a Level3 é a próxima da lista a ser cortada, pois é concorrente direta. A telefônica não é daquelas que faz ATM ou contrata fornecedores, a telefônica/vivo é daquelas que olha pro PTT e para outras teles e diz : "você não é meu parceiro, você é meu cliente”.
posso estar muito enganado( e realmente quero estar), entretanto não duvido que a telefônica/vivo cedo ou tarde irá querer mudar a forma de contrato com a lv3, passando a tratar a mesma como uma cliente, e não mais como fornecedora. e claro que a lv3 deverá pular fora. ela já tem um excelente Backbone(o SAC, que por coincidência a Telecom Italia é Sócia) e recentemente Arrendou capacidade no Globenet. ao que tudo indica, a capacidade que a oi se desfez recentemente.
Tendo a infra própria do TIWS,o SAM-1 (concorrente do SAC da lv3 ) é natural que ela vá fazer isso... Aí sim a saída internacional vai ficar uma b…. pelo velho ditado… nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.
A Gvt tem fornecimento hoje da Lv3(SAC), devido a Lv3 ter Capacidade no Globenet era para ter uma rota de Swap neste, mas como falei “era”, porque é como pelo em ovo. nunca vi.
se a Vivo Fosse esperta que apenas colocasse a mais o SAM-1 da TIWS, e mantendo o que está com a lv3. com certeza melhoraria muito o acesso internacional por aumentar a capilaridade, no entretanto pelo que podemos perceber na qualidade da rede, acho que ela está fazendo o contrário aos poucos...
Agora com questão aos contratos de fibra cancelados que o Salvador citou, será que não são aqueles Herdados da GEODEX? lembro-me que no rolo estavam Intelig e Global Crossing (Hoje Tim e LV3). sei que daquela salada de infraestutura ambas compartilhavam um mesmo cabo em algumas rotas. A GEODEX cedia o direito de passagem nas ferrovias que tinha obtido Junto a ALL, mas quem administrava de fato as fibras era a Intelig e a Global Crossing(Tim e Lv3), a GEODEX só vendia capacidade. tanto que foi em 2007(se não estou enganado) com a compra da GEODEX que a GVT passou a usar a Lv3(na época ainda Global Crossing) como acesso internacional através do SAC(que a Telecom Italia, Controladora da TIM tmb é sócia).
Faz um certo sentido a telefônica ter cancelado alguns contratos herdados da Geodex, boa parte delas é administrada por empresas que a Telefonica tem hoje por Concorrentes( TIM e LV3) e seria perfeito para cortar custos, só que as rotas são muito estratégicas e deu m…
isso explicaria muita coisa sobre o aumento da latência e a instabilidade que estamos notando na rede da GVT nos últimos meses.
pode parecer teoria da conspiração, mas vai saber…
Att
Roosvelt David
> Em 27 de fev de 2016, à(s) 2:54 PM, Marcel Figueiredo via caiu <caiu em eng.registro.br> escreveu:
>
> GVT Aracaju com dificuldades em acessar servidor LOL
>
> 200.98.162.176
> Em 18/02/2016 1:41 PM, "Marcelo Coelho" <marcelo em tpn.com.br> escreveu:
>
>> Pessoal,
>>
>> Mais de 10 clientes GVT reportaram dificuldade em acessar nossos
>> servidores.
>>
>> Estamos no PTT/SP e acreditamos que a falha possa estar relacionada.
>>
>> Alguém mais verificou falha parecida?
>>
>> —
>> Marcelo Coelho
>> marcelo em tpn.com.br
>>
>> _______________________________________________
>> caiu mailing list
>> caiu em eng.registro.br
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>
>>
>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>
>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>>
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu