[caiu] RES: RES: Peering com Akamai (PTT SP) - afetando acesso site Itau, Santander, Americanexpress, etc

Diego Canton de Brito diegocanton em ensite.com.br
Terça Fevereiro 16 14:18:37 BRST 2016

Bem pensado Rubens, não havia pensado neste detalhe e o pessoal da Akamai
nunca citou essa possibilidade.

Att,

-----Mensagem original-----
De: caiu [mailto:caiu-bounces em eng.registro.br] Em nome de Rubens Kuhl
Enviada em: terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 13:48
Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
Assunto: Re: [caiu] RES: Peering com Akamai (PTT SP) - afetando acesso site
Itau, Santander, Americanexpress, etc

:

> Esse é um ponto que eu e o Eduardo temos falado bastante com o pessoal
> da Akamai.
>
> Você pode possuir Peering, o tráfego em sua maioria vem dos trânsitos;
> Você pode possuir servidores deles, o trafego ainda vem parcialmente
> do transito; Você pode possuir Peering e Servidores, seus servidores
> serão alimentados pelo trânsito e um percentual muito pequeno irá vir
> do Peering.
>
> Uma observação, o pessoal da Akamai havia me informado que estavam
> realizando algumas alterações em São Paulo para entregar mais conteúdo
> [...]

Isso não depende do que o cliente da Akamai pagou ? Porque se o cliente
pagou apenas pelo nível mais barato, costumava só vir dos EUA...
... claro que os casos citados nesta thread (instituições financeiras)
tipicamente contratam melhores níveis de serviço, incluindo maior footprint
internacional, mas é preciso ver também isso.

Rubens