[caiu] RES: RES: KINGHOST FORA
Antonio Carlos Pina
antoniocarlospina em gmail.com
Quinta Outubro 15 12:51:48 BRT 2015
Pessoal,
Por favor. Não é possível que alguém acredite que exista redudância de
datacenter GRATIS !
Lembra um pouco quando a AWS no Brasil começou e ouvi gente dizendo que
"gosto da AWS porque eles replicam minhas VMs em 3 datacenters", o que NÃO
É ABSOLUTAMENTE VERDADE.
Serviços que possuam redundância geográfica (ex: Object Storage, DNSes,
Load Balances, etc) são ANUNCIADOS como tal. Todo o resto (ex: camada de
computação da AWS, Storage EBS, etc) não possuem redundância geográfica e
às vezes não possuem redundância NENHUMA (como é o caso do EC2).
Então está correto o Juliano quando diz que quem contrata redundância tem
redundância. Eu tenho clientes com redundância geográfica e eles pagam por
isso! Tenho clientes com redundância de storage, de host e de datacenter.
Cada um sabe o que tem e assume o risco que deseja.
Quanto a outros argumentos de "em datacenters grandes ou nos EUA isso não
acontece", uma busca no google por AWS OUTAGE ou GOOGLE CLOUD OUTAGE ou
ainda RACKSPACE LOST DATA vai mostrar um pouco do que ocorre. FALHAM SIM,
mas com o capex muito mais barato e a banda muito mais barata lá fora, fica
mais fácil e barato fornecer redundância. No Brasil onde temos o capex mais
caro DO MUNDO, fica mais complicado.,
O PIOR é quando um serviço que é ANUNCIADO COMO REDUNDANTE e à prova de
falhas, falha, como o DynamoDB da AWS:
http://fortune.com/2015/09/23/amazon-database-glitch/
Aqui um apanhado:
http://www.crn.com/news/cloud/index/cloud-outages-cloud-services-downtime.htm
Não existe a hipótese de "vou pagar o mais barato possível e ter tudo
redundante". Não é possível que numa lista Técnica as pessoas pensem isso.
Peço também respeito ao colega. Nenhum de nós gostaria de estar passando
por essa situação. Entendo a frustração dos clientes, mas não aceito o
argumento de que se espera redundância de datacenter gratuita.
Esse foi um artigo meu sobre o assunto:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/computacao-na-nuvem/o-que-a-queda-do-google-cloud-pode-nos-ensinar-48147/
Juliano, boa sorte aí.
Abs
Em 15 de outubro de 2015 09:56, Danilo - Imperio do Computador <
danilo at imperiodocomputador.com.br> escreveu:
> Felippe, eu sei disso, mas eu falo, pelo seguinte.
>
> Quando você é um datacenter como a Kinghost.. que vende 3 locais diferentes
> para o cliente, eles tem que ter uma solução para disater recovery, não
> concorda.
>
>
> Se um datacenter está fora do ar por problemas climáticos que todos nós
> sabemos que a região do RS está sofrendo com fortes chuvas, porque não tem
> redundância em SP ou Curitiba?
> Ou vai me dizer que os e-mails deles estão hospedados somente no RS, se for
> isso é uma falha primaria de redundância não acha?
>
>
> O que estou questionando é a péssima administração que ocorres no Brasil
> por
> diversos provedores não só a kinghost...
>
> Mas vou somente um comentário da realidade que infelizmente vivemos aqui no
> Brasil.
>
>
> Abraços a todos
>
> -----Mensagem original-----
> De: caiu [mailto:caiu-bounces at eng.registro.br] Em nome de Felippe Alves
> Constantino
> Enviada em: quinta-feira, 15 de outubro de 2015 09:50
> Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
> <caiu at eng.registro.br>
> Assunto: Re: [caiu] RES: KINGHOST FORA
>
> Danilo,
>
> Veja:
>
> http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/mais-de-330-mil-clientes-esta
> o-sem-luz-no-rs-149777.html
>
> Só quem está aqui no RS, sabe o "inferno" que está desde semana passada.
>
> Att.
>
> Em 15 de outubro de 2015 09:45, Danilo - Imperio do Computador <
> danilo at imperiodocomputador.com.br> escreveu:
>
> > So um pergunta cade a redundância da fibra kkkkkk
> >
> > -----Mensagem original-----
> > De: caiu [mailto:caiu-bounces at eng.registro.br] Em nome de Rafael
> > Galdino Enviada em: quinta-feira, 15 de outubro de 2015 09:35
> > Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
> > <caiu at eng.registro.br>
> > Assunto: Re: [caiu] KINGHOST FORA
> >
> > aqui site funciona só não webmail
> >
> > Em 15 de outubro de 2015 09:24, Hideki Nakamura
> > <hidekinakamura at gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Eu não consigo acessar nem o site deles.
> > >
> > >
> > > Na página do Facebook deles tem o seguinte texto:
> > >
> > >
> > >
> > > *****ATENÇÃO*****
> > > ATUALIZADO 08:50
> > >
> > > Olá pessoal, identificamos uma dificuldade que pode causar a
> > > indisponibilidade aos nossos serviços. Diante disso, nossa central
> > > de atendimento está com um fluxo elevado de contatos ocupando todas
> > > as nossas posições (chat e fone).
> > >
> > > Devido à queda de árvores na madrugada de hoje, houveram rompimentos
> > > de fibras que efetuam a comunicação com o Datacenter de Porto Alegre.
> > > Os Datacenters usados pela KingHost em Curitiba e São Paulo, não
> > > foram afetados e seguiram funcionando normalmente, por se tratarem
> > > de estruturas independentes em roteamento e processamento.
> > >
> > > Nossas equipes especializadas já trabalham em ações para
> > > reestabelecer o acesso. Iremos seguir atualizando as informações também
> por aqui.
> > >
> > > Agradecemos a compreensão.
> > >
> > >
> > > https://www.facebook.com/KingHost.Brasil
> > >
> > >
> > >
> > > 2015-10-15 9:20 GMT-03:00 Marco Aurélio <maurelio at spin.com.br>:
> > >
> > > > Fora em todo o lugar.
> > > > A KingHost está desligada do mundo.
> > > > No Twitter encontrei alguns comentários que o problema foi queda
> > > > de
> > > árvore
> > > > e sem previsão de retorno.
> > > >
> > > > Marco Aurélio
> > > >
> > > >
> > > > Em 15-10-2015 09:03, Hideki Nakamura escreveu:
> > > >
> > > >> Fora em São José dos Campos via Vivo também.
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >> 2015-10-15 8:33 GMT-03:00 Felipe Menezes da Silva <
> > > lipedasilva at gmail.com
> > > >> >:
> > > >>
> > > >> Rio Grande do Sul sobre forte temporal, várias zonas de Porto
> > > >> Alegre sem
> > > >>> luz a mais de 8 horas.
> > > >>> Também podem ter ocorrido rompimento de fibra por queda de
> > > >>> árvores,
> > > coisa
> > > >>> normal aqui quando tem temporal forte.
> > > >>> Acho que vai demorar um pouco pra situação se normalizar.
> > > >>> Em 15/10/2015 7:52 AM, "Felippe Alves Constantino" <
> > > >>> fconstantino at gmail.com
> > > >>> escreveu:
> > > >>>
> > > >>> Bom dia!
> > > >>>>
> > > >>>> Aqui no RS também está fora, talvez por causa do temporal que
> > > >>>> nos atinge.
> > > >>>>
> > > >>>> Att.
> > > >>>>
> > > >>>> Em 15 de outubro de 2015 07:36, Marcel Figueiredo <
> > > >>>> marcel at gerenciamento.com.br> escreveu:
> > > >>>>
> > > >>>> Kinghost fora Aracaju-SE
> > > >>>>> Vivo
> > > >>>>> GVT
> > > >>>>> NET
> > > >>>>> _______________________________________________
> > > >>>>> caiu mailing list
> > > >>>>> caiu at eng.registro.br
> > > >>>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > > >>>>>
> > > >>>>>
> > > >>>>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > > >>>>>
> > > >>>>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> > > >>>>>
> > > >>>>>
> > > >>>>
> > > >>>> --
> > > >>>> Felippe Alves Constantino - Diretor Técnico Farol Telecom -
> > > >>>> Pelotas / RS
> > > >>>> Celular: (53) 8402-0786
> > > >>>> _______________________________________________
> > > >>>> caiu mailing list
> > > >>>> caiu at eng.registro.br
> > > >>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > > >>>>
> > > >>>>
> > > >>>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > > >>>>
> > > >>>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> > > >>>>
> > > >>>> _______________________________________________
> > > >>> caiu mailing list
> > > >>> caiu at eng.registro.br
> > > >>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > > >>>
> > > >>>
> > > >>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > > >>>
> > > >>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> > > >>>
> > > >>>
> > > >>
> > > >>
> > > > _______________________________________________
> > > > caiu mailing list
> > > > caiu at eng.registro.br
> > > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > > >
> > > >
> > > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > > >
> > > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> > > >
> > >
> > >
> > >
> > > --
> > > <Hideki Nakamura><
> > > _______________________________________________
> > > caiu mailing list
> > > caiu at eng.registro.br
> > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > >
> > >
> > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > >
> > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> > >
> >
> >
> >
> > --
> >
> > *Rafael Galdino*
> >
> >
> > * Analista de redes - PGF-Telecom *
> >
> > Phone: *+55 (81) 3661-1481 / 1353*
> >
> > Celular: *+55 (81) 99599-2203* TIM
> > _______________________________________________
> > caiu mailing list
> > caiu at eng.registro.br
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> >
> >
> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >
> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> >
> >
> > _______________________________________________
> > caiu mailing list
> > caiu at eng.registro.br
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> >
> >
> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >
> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> >
>
>
>
> --
> Felippe Alves Constantino - Diretor Técnico Farol Telecom - Pelotas / RS
> Celular: (53) 8402-0786
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu at eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>
>
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu at eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>
Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu