[caiu] RES: RES: KINGHOST FORA

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina em gmail.com
Quinta Outubro 15 12:51:48 BRT 2015

Pessoal,

Por favor. Não é possível que alguém acredite que exista redudância de
datacenter GRATIS !

Lembra um pouco quando a AWS no Brasil começou e ouvi gente dizendo que
"gosto da AWS porque eles replicam minhas VMs em 3 datacenters", o que NÃO
É ABSOLUTAMENTE VERDADE.

Serviços que possuam redundância geográfica (ex: Object Storage, DNSes,
Load Balances, etc) são ANUNCIADOS como tal. Todo o resto (ex: camada de
computação da AWS, Storage EBS, etc) não possuem redundância geográfica e
às vezes não possuem redundância NENHUMA (como é o caso do EC2).

Então está correto o Juliano quando diz que quem contrata redundância tem
redundância. Eu tenho clientes com redundância geográfica e eles pagam por
isso! Tenho clientes com redundância de storage, de host e de datacenter.
Cada um sabe o que tem e assume o risco que deseja.

Quanto a outros argumentos de "em datacenters grandes ou nos EUA isso não
acontece", uma busca no google por AWS OUTAGE ou GOOGLE CLOUD OUTAGE ou
ainda RACKSPACE LOST DATA vai mostrar um pouco do que ocorre. FALHAM SIM,
mas com o capex muito mais barato e a banda muito mais barata lá fora, fica
mais fácil e barato fornecer redundância. No Brasil onde temos o capex mais
caro DO MUNDO, fica mais complicado.,

O PIOR é quando um serviço que é ANUNCIADO COMO REDUNDANTE e à prova de
falhas, falha, como o DynamoDB da AWS:
http://fortune.com/2015/09/23/amazon-database-glitch/

Aqui um apanhado:
http://www.crn.com/news/cloud/index/cloud-outages-cloud-services-downtime.htm

Não existe a hipótese de "vou pagar o mais barato possível e ter tudo
redundante". Não é possível que numa lista Técnica as pessoas pensem isso.

Peço também respeito ao colega. Nenhum de nós gostaria de estar passando
por essa situação. Entendo a frustração dos clientes, mas não aceito o
argumento de que se espera redundância de datacenter gratuita.

Esse foi um artigo meu sobre o assunto:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/computacao-na-nuvem/o-que-a-queda-do-google-cloud-pode-nos-ensinar-48147/

Juliano, boa sorte aí.

Abs