[caiu] RES: PTT RJ

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Quarta Outubro 14 16:10:38 BRT 2015

Em 14 de outubro de 2015 11:59, Felipe Trevisan <fetrevisan at gmail.com>
escreveu:

> O IX é uma contradição. Como pode querer ser a opção para uma internet mais
> rápida, mais democrática, mais acessível, se falham em prover os requisitos
> fundamentais. Ou pode ser confiável, ou não pode. Binário.

O histórico de falhas do IX (pelo menos RJ e SP onde participo) é muito
baixo. Fala-se bastante sobre essa "possibilidade" de pane, mas quando elas
acontecem, há gente capacitada pra lidar com a situação e resolver o
problema rapidamente. Na prática, pelo tráfego envolvido, a quantidade de
falhas é desprezível.

Sendo assim, considero o projeto IX, perfeito no conceito e na operação. As
pessoas que fazem parte dele devem se orgulhar, diariamente, de operar uma
das iniciativas mais importantes da Internet brasileira, só podendo ser
comparada, a meu ver, ao feito do Demi Getschko nos anos 90. Peitaram o
mercado dos demônios brasileiros (Embrahell, Telecômica e Tchau) e
viabilizaram BANDA LARGA no País inteiro, com trabalho, esforço e
inteligência. Preciso pedir um poster do pessoal do IX pra colocar aqui no
escritório, do lado da oratória. Já falei na lista o quanto me custaria por
mês se o IX.Br não existisse.

Mas não somente os IXs, devem ser incluidos aí os provedores de conteúdo
> responsáveis pelo maior tráfego da rede (Google, Netflix, Akamai, etc), que
> ficam brigando por acesso a peering com todas as redes sem nenhum custo,
> mas deixam de fazer suas partes em prol disso, de forma integral.

Vamos ser sinceros aqui, o provedor existe pra trafegar conteúdo. O que nós
fazemos é tirar o pacote da Internet (trânsito ou IX) e levar na casa do
cliente. Se não houver conteúdo na Internet, então não precisa de provedor.
Geradores de conteúdo e provedores são entidades simbióticas. Acredito que
ninguém vá contra esse raciocínio básico.

Sendo assim, já existe uma iniciativa MONSTRA pra viabilizar uma excelente
operação (estável, baixa latência, custo ridículo) chamada IX.Br. Os
geradores de conteúdo estão fazendo sua parte e se instalando nessas
estruturas. O que o provedor tem que fazer ? Só se interconectar. Não dá
pra ser mais fácil que isso.

Sobre os servidores, não gosto, mas entendo a política dos geradores
(Akamai, Google, Netflix, etc). As máquinas tem custo alto, sobretudo no
Brasil em que as importações são taxadas em quase 100%.
Recebemos as máquinas novas de um gerador de tráfego: 3 servidores Dell com
2 processadores 8-core, 128 GB de RAM e 12 HDs de 4 TB. Quanto custa isso ?

Queria incluir na discussão o nosso maior player NACIONAL que faz seus
esforços pra ter um bom escoamento de tráfego nos IX que é a GLOBO.COM.

Ademais, nenhum dos grandes (Globo.com, Akamai, Google e Netflix) fecha as
portas para os provedores. O Flávio Amaral é um cão de guarda nessa lista.
Nenhum e-mail com o nome Netflix passa sem ter a atenção dele.

Resumindo, dentro das possibilidades do nosso País (carga tributária, preço
da tecnologia, capacidade de transmissão, burocracia, etc), cada gerador de
conteúdo está fazendo sua parte. Cada provedor que faça a sua.