[caiu] RES: PTT RJ

Uesley Correa uesleycorrea em gmail.com
Sábado Outubro 10 07:35:30 BRT 2015

Eduardo,

          Você tem provedor? Se sim, já notou o caos que se instaura em
TODO o tráfego do seu provedor quando o Google para de anunciar no ATM e
você precisa ser atendido por outro GGC? Vou te explicar o que ocorre, caso
você não saiba. Caso saiba, desconsidere. O novo GGC (mais próximo, com
AS-PATH menor) recebe a sua requisição, repassa para o antigo que estava te
atendendo, pra daí sim, o pacote lhe ser devolvido novamente respeitando os
critérios de desempate de rotas. Você há de convir que jitter, latência,
etc., vão ser prejudicados, e óbvio que TODOS os serviços internet (não sei
por que cargas d'água todo mundo resolve chamar serviços do Google dentro
das suas páginas). E o processo de atualização de GGC pode demorar até 3
horas (foi o máximo que já demorou comigo, conversei com pessoas que
disseram notar demoras de 7h). Aí eu lhe pergunto: é o cenário ideal?
Torna-se ou não complicado "contar" com um serviço que não pode ser
garantido? Note, que coloquei o "contar" entre aspas, pois não conto com
IX, apesar de ter dupla abordagem no RJ em PIX'es diferentes já para evitar
esse tipo de problema. Tenho  de trânsito hoje o dobro do que tenho de pico
no IX, pra não ter gargalos na rede, mas isso de nada adianta quando algo
desse tipo ocorre. Faço uma nova pergunta: Como explicar isso para o
cliente? Como garantir SLA de 99,5% de banda quando o cliente corporativo
tenta acessar sites que não abrem, ou que demoram eternidades para abrir?
Eu não tenho hoje tamanho pra ter um GGC aqui dentro. Vou sofrer com isso
até o Google decidir mudar o algoritmo? Será que a solução é realmente
cruzar os braços, sentar e chorar, atender dezenas de telefonemas e tickets
de clientes no callcenter? São os questionamentos que levanto e se os
amigos (além do Eduardo citado a priori) puderem me esclarecer ou até
bolarmos uma ideia legal para minimizar isso, que o façamos.

Att,

Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações
Instrutor Oficial UBNT UBRSS, UBWS & UBWA