[caiu] PTTs - Fora

Eduardo Ascenco Reis eascenco em nic.br
Sexta Janeiro 2 00:34:19 BRST 2015

Prezados Colegas,

On 31/12/2014 00:14, Eduardo Schoedler wrote:
> Se há superávit, porque não contratam mais gente?

Eu disse que há recursos, não que está sobrando dinheiro.

> De qualquer forma, Eduardo Schoedler, Felipe Lins e demais interessados,
> aproveito para convidá-los publicamente para nos reunirmos no próximo mês
> na sede do NIC.br em São Paulo para debatermos sobre o PTT.br e de como
> poderemos melhorá-lo. Por favor, abram um pedido genérico no Meu PTT para
> confirmar o interesse e disponibilidade.
> Eduardo, não leve para o lado pessoal.
> Caso não saiba, resido e trabalho no sul do país e pouco vou ao sudeste.
> Portanto, por motivos óbvios, não irei abrir chamado.

Para mim o óbvio seria sim você abrir o chamado e confirmar o interesse
em contribuir.

Quanto ao deslocamento entre São Paulo e as capitais do Sul, não vejo
dificuldades. A equipe do PTT.br já fez muitos bate e volta para Porto
Alegre e Curitiba.

> Além do mais, desculpe minha franqueza, mas esse é seu trabalho.

Obrigado.

Na verdade o que eu pretendo com essa atividade é levantar informações
para que o PTT.br possa ajudar ainda mais os seus participantes.

Acredito na importância de entender as necessidades do seu cliente, no
caso os participantes do PTT.br. Há uma expressão em marketing de
negócios para isso "walk a mile in your customer's shoes".

No PTT.br já tivemos sucesso com esse trabalho, por exemplo os
serviços/funcionalidades de VLANs dedicadas para Acordos Bilaterais,
conexão de múltiplos participantes em uma única porta física e o
transporte entre localidades foram desenvolvidos pela equipe do PTT.br
após a interação positiva com alguns participantes e hoje beneficiam
muitos outros participantes.

Destaco que os exemplos acima foram disponibilizados no PTT.br de São
Paulo em 2009. Grande PTT europeus, como o de Amsterdam, começaram a
disponibilizar serviços semelhantes ao redor de 2011 (procurem por port
reseller).

> Tudo o que peço é: ou agilidade; ou transparência (técnica).

Nós pretendemos melhorar os dois.

Quanto a transparência, o PTT.br já divulga de forma pública muitas
informações importantes, como estrutura,  gráficos de tráfego e lista de
participantes (nome e ASN) das localidades, além de apresentar mais
detalhes nos eventos do PTT Fórum.

Talvez seja possível disponibilizar mais informações em eventos
restritos aos participantes, como fazíamos no passado.

> Falo em transparência técnica pois, por várias vezes, solicitei um simples
> baby-jumbo frames e fui negado todas as vezes. Perguntei o motivo, deram
> uma resposta genérica de fechamento de chamado.

O ponto fundamental do PTT.br é possibilitar a troca de tráfego IP entre
Sistemas Autônomos (AS) distintos, como exposto no slide 11 da
apresentação abaixo, que recomendo a todos:

http://ptt.br/pttforum/8/doc/07-ptt_forum8-definicao_conexao_v2-20141122.pdf

Os serviços atuais são baseados nesse ponto fundamental.

Novos serviços ou funcionalidades certamente podem ser avaliados. O
PTT.br normalmente adota o seguinte processo:

1. Análise de validade ou conformidade;
2. Análise de viabilidade;
3. Análise de prioridade;
4. Execução de testes em ambiente de laboratório;
5. Implementação.

A disponibilização de VLAN dedicadas para Acordos Bilaterais com MTU
maior do que 1500 (padrão) é tecnicamente viável (etapa 2), porém as
demandas até o momento ainda não passaram da etapa 1 para provar que são
realmente válidas e não ferem em especial o ponto fundamental do PTT.br
exposto acima.

Possivelmente falta apenas o entendimento entre as equipes do PTT.br e
dos participantes interessados e acredito que uma reunião presencial
seja a melhor forma de resolver isso. Há também as possibilidades de
audio e video conferências, neste caso sugiro como recursos para as
atividades seguintes a reunião.

> Só que os prazos do mundo de telecom infelizmente não batem com os de vocês.
Esse é um ponto interessante para recebermos mais informações concretas.

> Encerro minha participação nessa thread por aqui.

Você  está certo, entendo que a lista caiu não seja o forum adequado
para este tipo de discussão, mesmo porque o assunto da mensagem, além de
falso, não corresponde com a grande parte das mensagens trocadas.

Sugiro que discussões semelhantes ocorram na lista do GTER.

Atenciosamente,

--

Eduardo Ascenço Reis

PTT.br - http://ptt.br/