[caiu] Tudo Sobre Todos

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Terça Agosto 4 08:22:33 BRT 2015

O modo "correto" eu não sei...
Mas essa medida com certeza vai ter impacto mínimo no efetivo bloqueio.
É só o cabra usar um DNS-Server que não respeite essa definição.

P.S.: Desacredito que Google/L3/Giga/Open e tantos mais recursivos abertos
acatem essa determinação sem dar uma esperneadinha..

Em minha opinião o método "eficaz" é subir nas camadas
a- Inspecionar DNS e dropar ou reescrever as respostas para o referido
domínio.
a.1 - DNS-SEC(apesar de não efetivamente emplacar) já impede essa atuação.
b- Inspecionar http 1.1 e redirecionar acessos destinados ao referido
domínio.
b.1 - HTTPS também inviabiliza o bloqueio por esse método.

Logicamente, essas ações claramente ferem o Marco Civil.
Em minha opinião, o simples "Temos viabilidade técnica" por parte das
operadoras já tem um impacto MUITO(mas MUUUUUUUITO) mais negativo que meia
dúzia de informações sobre cada indivíduo colocadas de maneira centralizada.

Acredito que um alguém com um bocadinho de vontade e o mínimo de noção dos
recursos de pesquisa do Google consegue um nível muito próximo do que o tal
"tudosobretodos" tá oferecendo.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação