[caiu] Opiniôes sobre os links da Embratel

Francisco Neto fjbvneto em gmail.com
Sábado Maio 17 02:58:56 BRT 2014

Bom, aqui na Bahia, para mim pelo menos, não tenho o que reclamar da OI.
Tenho link 1gbps com eles aqui, eles chegam com CMTS da AsgA sob dupla
abordagem óptica, e de queda, em quase 3 anos, só tive 1 !!!! 1 do lado
dele (Travamento de interface, resolvemos em minutos... e 1 do nosso lado
(travamento da ponta B , que tambem resolvemos em minutos.

Em relação a configuração, creio ser problema comum na OI e na EBT (já
fomos EBT e sei o que é isto também, quando ia falar em communities e
ajustes de BGP, eram dias até conseguir falar com alguem no RJ (me lembro
de um, o Ricardo Del Vechia) que sentavamos analisavamos e resolviamos...
(só nunca consegui trabalhar com communities de controle com eles mas tudo
bem), com a OI, o diálogo sobre communities de controle até agora (quase 3
anos) se passaram, link extremamente estável, mas não evoluimos na
configuração. Neste tempo, tive alguns problemas de modificações de
roteamento e depreciação extrema de algumas rotas... que percebi (era
otimas e ficaram ruins)... novamente meio sofrível (dias entre abrir
chamado, cobrar gerencia regional, e aparecer alguem de fora para
resolver... )... e na ativação de novos clientes que são AS (que dependo
deles para alteração nos filtros deles) também são sofríveis e extremamente
demorada... o tempo entre abrir chamado, reclamar com a gerencia, e
conseguir que alguém da equipe GAS deles (ja falei com um tal de MAxuel,
que sempre resolvemos) demora...

O que observo (digo na OI) é que a questão humana para suporte técnico,
principalmente para outras operadores (nós pequenos.  que somos AS , é o
que deixa a desejar muito  (Coisa que em absoluto, não vejo na TIWS, a TIWS
é totalmente o contrário ...