[caiu] Perda de pacotes dns google via PTT

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Sexta Maio 9 18:56:59 BRT 2014

Ascenco,
aproveitando que fez essa colocação sobre interconexão a multi PIXes por
parte de alguns participantes, aproveito o gancho para fazer alguns
questionamentos.

1 - Aonde é feito o gerenciamento da distribuição de carga por essas
múltiplas conexões? Nos Route-Servers ou nos Bordas do participante?
   1.1 - Para o Upstream dos participantes com conexões em múltiplos PIXes
faz sentido que essa gerencia seja feita nos bordas.
   1.2 - Para o Downstream dos participantes com conexões em múltiplos
PIXes, partindo do princípio de tentar manter as trocas dentro do mesmo
PIX, faz sentido que a gerencia seja feita nos Route-Servers.

2 - Considerando um exemplo de PARTICIPANTE_X conectado aos PIXes A e B, e
Participante Y conectado ao PIX B
    2.1 - Quase redundante com o ponto 1.2, mas...: Tem-se alguma medida de
quanto de tráfego inter-pix ocorre desnecessariamente , e a troca de
trafego entre eles ocorrendo do PIX A p/ o PIX B?
    2.2 - Na mesma linha...: Já foi feita alguma análise sobre assimetria
nesse mesmo cenário exemplificado?

3 - Imaginando que isso tudo já tenha sido analisado por vossa equipe:
    3.1 Isso é um problema?
    3.2 Isso pode vir a ser um problema?
    3.3 Já foi pensada em alguma solução para isso?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação