[caiu] Curiosidade sobre a quantidade de ocorrencias

Rinaldo Vaz rinaldopvaz em gmail.com
Segunda Março 31 20:47:10 BRT 2014

>Ou seja, o normal eh ter link caindo/instavel. Eh isso mesmo, ou a
>inferencia por minha parte esta com erros de logica?

Rafael,

As postagens que você encontrou aqui não são dados confiáveis para medir se
os links caem mais do que "não caem" no Brasil porque o objetivo dessa
lista é debater indisponibilidades de maneira geral. Assim, a esmagadora
maioria dos assuntos encontrados aqui serão "Operadora X fora/lenta", "Site
X fora/lento".

Muito pouco paovavelmente você vai ver aqui uma postagem parecida com
"Operadora X 365 dias UP :DDDDDDD"
 quer um exemplo? Temos um link de trãnsito IP em Recife-PE com a GVT
 desde meados de julho de 2013 e esse NUNCA esteve fora, mesmo assim eu não
abri um tópico com o assunto "*[GVT-Recife-PE] - 8 meses de tranquilidade*",
não porque a GVT não mereça nosso reconhecimento por isso, mas porque esse
não é assunto para essa lista.

Por outro lado, tivemos canais DWDM em uma fibra  da GVT que cairam algumas
vezes no mês de fevereiro (quando ainda não estavamos com proteção no cabo
da TIM) afetando clientes nossos que se manifestaram aqui na lista. Depois
que conseguimos finalmente ativar nossa proteção esse link caiu outras
vezes, inclusive nesse momento está fora desde hoje de manha, porém os
clientes não ficaram fora e mesmo assim não abriram posts como "*[LINK ALOO
TELECOM] Operacional mesmo depois de acidente na BR101*".

As indisponibilidades que você vê aqui não são dados confiáveis para tomar
esse tipo de conclusão. Você poderá ver várias reclamações de fornecedores
que prestam serviços estáveis.

E sobre a quantidade de acidentes que você não vê na televisão não se
engane, não são necessários acidentes graves para que cabos sejam
quebrados/atenuados e pode ter certeza que eles acontecem muito mais do que
os clientes conseguem perceber mas não percebem por causa das proteções.