[caiu] Servidor Público de Monitoramento

admin em all.com.br admin em all.com.br
Quinta Janeiro 9 11:11:54 BRST 2014

Excelente ideia Leandro,
Não conhecia o CFENGINE, bem interessante, sempre me virei com ssh com
chaves / sem senha e shell script.
A ideia é colocar no servidor central? Se sim, me avisa que te passo acesso
para instalação.
Sds.,

Felipe Lins de Albuquerque
Diretor Executivo - Grupo ALL NET
http://www.all.com.br | http://www.tixperts.com.br
+55 21 2532-1022

----- Original Message -----
From: "Leandro Freitas" <lcarneirofreitas em gmail.com>
To: "Lista das indisponibilidades da Internet brasileira"
<caiu em eng.registro.br>
Sent: Wednesday, January 08, 2014 10:25 AM
Subject: Re: [caiu] Servidor Público de Monitoramento

Srs,

Ja pensaram em utilizar um gerenciador de configurações como o CFENGINE nos
servidores agentes da rede, assim centralizamos todas as configurações,
podemos fazer assim:

       - Instalação de pacotes nos agentes (nrpe, nagios, zabbix-agent,
snmp, etc);
       - Copia das configurações para os agentes (zabbix-agentd.conf,
nrpe.conf, snmpd.conf, etc);
       - Restart dos serviços após qualquer mudança dos arquivos de
configuração, para validação das mudanças;

Imaginem o cenario daqui alguns anos com 500 agentes ativos na rede e a
necessidade de alteração de alguns destes arquivos, como exemplo adicionar
o monitoramento de um novo endereço na web, isso levaria dias ou até meses
para entrar em produção.

Com os gerenciadores de configuração esta mudança é rápida, e podemos
realizar testes em determinados agentes antes de aplicar em todo o parque
de máquinas.

Estou a disposição para ajudar, e se aprovarem posso subir o server do
CFENGINE.

abcs a todos

Em 8 de janeiro de 2014 07:13, Anselmo [Webgenium] <anselmo em webgenium.com.br