[caiu] RES: Falha no acesso NET (SP/POA) a Internexa/NQT RJ

Uesley Correa uesleycorrea em gmail.com
Sexta Fevereiro 14 06:57:46 BRST 2014

Gabriel,

          Pode haver um acordo de troca de tráfego multilateral entre a GVT
e a Internexa sem usar PTT/SP (se ambas usassem e/ou o tráfego passasse por
lá, você veria no trace asxxx.sp.ptt.br). Isso inclusive pode contribuir
para a latência considerável. Agora, com respeito a ser temporário, então
não são filtros. Prefixos IP são aprendidos e desaprendidos em roteadores
de borda o tempo todo em todo o mundo. Às vezes, um simples clear na sessão
BGP pode deixar alguns prefixos indisponíveis na Internet por alguns
segundos, minutos ou até horas. Porém, caso se tenha mais de um upstream, o
prefixo que ficou indisponível por um AS-PATH está disponível por outro.
Precisaríamos do trace na hora do problema para ter uma noção melhor do que
pode estar acontecendo no caminho desse pacote. De quebra, posso lhe dizer:
PROVAVELMENTE só está havendo UM caminho de retorno para o pacote
(Internexa está divulgando prefixos da Gigalink por um upstream só. Ou
seja, se der algum problema pontual nesse upstream, vai prejudicar o acesso
externo à redes da Gigalink. A Gigalink tem PTT e muito provavelmente, pelo
que conheço deles, a preferência de saída é sempre o PTT. A NET se tiver,
pode não estar dando preferência a ele, ou força prefixos aprendidos por um
upstream a voltar por ele. Isso é questão de políticas de roteamento e cada
provedor é quem decide qual é a sua.
          Assim que acontecer o problema, posta um trace pra gente aí. Pode
ajudar a decifrar esse enigma :).

Att,

Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações