[caiu] RES: Prefixos Presos - GVT/GBLX

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Domingo Agosto 24 23:04:58 BRT 2014

> Rubens, não me entenda mal. Não estou defendendo nem acusando. Apenas
> indicando que falhas acontecem em todos os lugares.

Mas o episódio que você citou de estouro de TCAM não é uma falha do
produto, mas de quem o usou. A Cisco já teve falhas em BGP, inclusive uma
em que um bug do Mikrotik derrubou muitos roteadores Cisco no mundo por
haver problemas tanto numa quanto noutra plataforma, mas o episódio que
você citou não é uma comparação válida, mesmo que de fato falhas aconteçam
em todas as plataformas.

(Referências do episódio:
http://blog.ipspace.net/2009/02/root-cause-analysis-oversized-as-paths.html
e http://www.renesys.com/2009/02/longer-is-not-better/)

> Tem gente achando que Mikrotik trava rota o tempo todo e isso não é
> verdade. Usamos Mikrotik na borda há anos e, esse tempo todo, só apresentou
> esse problema uma única vez...

Apesar de dois depoimentos em sequência falando de poucos problemas com
Mikrotik, os arquivos da GTER mostram exatamente o contrário da experiência
de vocês dois. Sorte de vocês que é assim, mas estatisticamente  não é o
caso comum.

Rubens