[caiu] Problemas GVT

Ricardo Landim pangole em bol.com.br
Segunda Setembro 30 22:04:59 BRT 2013

Nesse caso não creio que seja falta de investimento... mas falta de
planejamento na redundância internacional para segurar melhor esses
problemas (quando ocorrem)...

Veja que hoje a GVT está em quase todos os PTT´s do Brasil... pelo seu
tamanho, com certeza já tem acordos de full peering com as grandes
operadoras nacionais... a rede de backbone que ele compraram alguns anos
atrás da GEODEX, acredito eu estar bem dimensionado graças ao advento das
fibras rodando DWDM (veja o projeto deles para SP-RJ - 20 canais de 10G -
http://www.gvt.com.br/midiaportal/pdf/falecomagvt/rfp_spo_rjo_2009.pdf)...

Bom, está claro que existe algum problema no transito internacional...e
pela quantidade de dinheiro que eles estão faturando, poderiam abrir mais
conexões de transito internacional com outras operadoras... hoje uma
circuito de transito com 40Gbits/s jah custa menos de 1 milhão de reais por
mês... contratar 10 interfaces nessa velocidade pra eles não é nada... E
pelo jeito que a coisa anda esses preços vão cair ainda mais com esses
novos cabos submarinos que devem começar a operar nos próximos meses...