[caiu] RES: RES: RES: RES: RES: RES: RES: RES: YouTube travando - testes

2M Networks - Marcos Malachias marcos em 2mnetworks.com.br
Quinta Maio 23 08:52:58 BRT 2013

Bom dia, Galera.

Venho acompanhando a troca de mensagens de vocês só lendo e assistindo aqui
do 'back-end' e também sentindo uma certa dificuldade de acessos a alguns
vídeos em determinados horários.

Já li tudo quanto é depoimento aqui e  todos na maioria das vezes iguais.
Ou seja, existe realmente uma falha e que esta atingindo a todos.

A minha teoria formada nestes últimos 60 dias de problemas foi a seguinte:

Temos um ou vários GGCs aqui no brasil, acredito eu na minha mera teoria
que o GGC que eu tenha acesso seja um GGC 'publico' alocado em um PTT onde
a minha operadora que eu compro link passe por ele e me encurte alguns
saltos até chegar nestes conteúdos do Google. GGC por sua vez é um cache e
se este vídeo que fui buscar no não esteja lá (cache brasil) ainda serei
direcionado para onde tenha o conteúdo que por sua vez nos relatos são
direcionados para fora (ex. MIA).

Mas dai eu pergunto: Como estão as condições destas saídas em fibra
internacional? Pois em paralelo a este assunto do Youtube foram postados
vários relatos de rotas internacionais com X % de latência e perda, tive
também experiencia própria semana passada da GVT ter sua saída
internacional comprometida, fora também alguns conteúdos alocados fora do
país apresentando lentidão.

A minha teoria é que o problema de acesso lento do Youtube não tem nada
relacionado ao Google e sim a precariedade da nossa infra tanto no Br
quanto acesso para outro continente.

Agora outra teoria bem próxima do nosso ambiente comum e diário: Se você
tem um cache em seu provedor sub-dimensionado com link tambem no gargalo, e
seu usuário requisita um conteúdo, a primeira coisa que vai acontecer para
o usuário é lentidão na hora da pesquisa e posteriormente não encontrando
este conteúdo no cache local, será direcionado para onde tenha só que seu
link também está no gargalo. Resultado: Lentidão sem fim.

É assim que estou enxergando os problemas nos vídeos do Youtube.

Abraços,

*Marcos Malachias*
Skype: marcos.2mnetworks