[caiu] RES: RES: RES: RES: RES: YouTube travando - testes

Leandro de Lima Camargo leandro em axtelecom.com.br
Quarta Maio 15 11:25:11 BRT 2013

Conforme falei no final da semana passada...

Não sei a maioria, mas meu problema não é com PTT-SP
O problema é quando o GGC vira pra Miami e eu saio pela Level 3.

Atenciosamente
Leandro de Lima Camargo

-----Mensagem original-----
De: caiu-bounces em eng.registro.br [mailto:caiu-bounces em eng.registro.br] Em
nome de Douglas Fischer
Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
Assunto: Re: [caiu] RES: RES: RES: RES: YouTube travando - testes

Senhores,
desculpe meter o bedelho, e sem querer criar flames, mas agora eu pergunto:
  - Os vossos clientes estão errados?
  - E se fossem vocês os clientes?

Outra pregunta cretina:
E se vocês fitrarem os ASNs do Google vindos do PTT(Ou de algum upstream seu
que pegue do PTT), esses problemas persistem?
Pelo que eu sei, o problema com os travamentos do google ocorre somente
quando passa pelo PTT.

E técnicamente, porque isso ocorre?
Porque o maior provedor de conteúdo(tráfego) do Brasil está sofrendo com
algum tipo de gargalo(seja link ou seja performance) e em dados momentos tem
que escolher entre:
   1 - Deixar todos os seus usuários, inclusive àqueles que vem pelos
Peerings Comerciais deles, à mercê desse gargalo;
   2 - Escolher uma parcela desses usuários para jogar para fora do caminho
do gargalo(leia-se gringolândia) e manter o serviço em pleno funcionamento
para o restante dos usuários.

Qual dessas duas opções os senhores escolheriam se estivessem na posição do
Google Brasil?
E tendo escolhido a 2ª opção, qual parcela de usuários que os senhores
resolveriam "seifar"?
   A - Aqueles que chegam via Peering fruto de contratos comercias.
   B - Aqueles que chegam via ATM PTT, não provendo receita direta e sem
nenhum compromisso comercial.

(Lembrem que essa foi uma das formas que o Google achou de monitizar o
investimento que fez quando comprou o youtube.) (Os senhores já reparama que
os Vídeos normais e os Videos de Propaganda vem de ASNs diferentes?)

Minha análise é que esse problema que discutimos hoje é algo que eu(e alguns
gatos pingados) tentamos anunciar recorrentemente(e com direito a
censura) já há algum tempo.

 - PTT não deve ser encarado como compra de Banda Barata.
 - Atravessar 1/2/3mil Km através de Tunnel_EoIP sobre Tunnel_EoIP sobre
Transporte, para ir Buscar tráfego em SPO é algo fora de propósito.
 - Ter 50Mb de Upstream com alguma Tier 1 ou 2, e 1Gb de Transporte até o
PTT não siginifica que você tem 1050Mb de link.

E em contraponto a isso, tentando trazer uma solução para esse problema que
eu aponto...
Imaginemos uma cidade hipotética chamada SpringField.
Ela fica a 2000 Km de São Paulo.
Em SpringField e Região existem 15 ASNs, e 12 comprar Transporte até o
PTT-SPO.
Imaginemos agora que esses 15 ASNs resolveram investir uma grana e colocar
um GoogleGlobalCache(e/ou um GloboCache, e/ou um UolCache) no PTT da cidade.
E de quebra, resolveram comprar em cooperativa um link de 5Gb com alguma
Tier1.

Mas aí o que acontece? A FlandersNET que mais é que a ApuNET seja uma
porcaria. Que não tenha link. E etc...
E a recíproca é verdadeira.

E enquanto isso a qualidade em geral do serviço de Internet no Brasil
continua do jeito que está.

P.S.: Eu tinha a intensão de apresentar um trabalho mais real sobre essa
análise na próxima GTER, mas por compromissos de trabalho não será possível.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação