[caiu] DNS do google

Francisco Neto fjbvneto em gmail.com
Domingo Maio 12 20:01:49 BRT 2013

Cesar. Negativo. Como voce pode afirmar isto ?

Voce por acaso consultou www.registro.br ?

Observou algum registro DS la ? Veja a data do ultimo AA ??

De fato, eu tinha há alguns meses configurado, estava ok... mas, eu resolvi
no dia 09 para realizar algumas analises, desativar... fiz o procedimento
padrão, que é ir no registro, remover a DS (AA no dia 10), modifiquei minha
configuração nos meus servidores autoritativos reload na zona e pronto...
penso que depois do TTL expirar... tudo fica ok... mas não, as respostas
erradas de 8.8.8.8 e 8.8.4.4 levaram muito mais que isto;;

A validação de DNS do google, é inclusive nova. E inclusive não sei se
(particularmente acho errado), que ele retorne um not found por uma falha
de um recurso de segurança (importante, claro que voltarei a ativar mas não
por hora), a afirmação de inexistencia de um dominio por uma falha na
observação de um recurso (Que não esta nem relacionado com uma consulta,
por exemplo, a consulta para o RR A não deveria retornar not found por
falta ou falha em DS... ou do SOA...)...

De fato, eu tinha ativado dnssec, mas desativei para realizar alguns testes
e analises. Mantenho meu TTL em 300 buscando rapida atualização justamente
para evitar atrasos, meu servidor fica estável e por isto 'não corro risco
de apagar'. ...

Entre uma consulta e outra, via nslookup -debug teletalk.com.br 8.8.8.8, EU
OBSERVEI E RELATEI A EQUIPE DO GOOGLE UM TTL (DEFAULT TTL) QUE EU NÃO
ESTAVA PUBLICADO NA MINHA ZONA, E ESTAVA SAINDO, SOMENTE PELA CONSULTA
USANDO 8.8.8.8 ... USANDO OUTROS (COMO O OPENDNS OU LEVEL 3...).. todas as
consultas saiam como eu configurei (os ttl´s 300 por exemplo)...  consegui
no site que informei, alguns emails e falei com eles interagimos na
madrugada... e eles efetuaram alguma ação, não sei qual, ONTEM, DIA 11 ...
e ficou OK...

Tome cuidado antes de afirmar onde estava um problema... seu eu considerei
que era no google, mandei os testes, fundamentei, era por que era. E mesmo
que a falha de DS existisse, e ainda tivesse com o DS errado (Ate hoje se
fosse o caso), mesmo assim, não justificaria uma consulta recursiva para um
RR (q=soa) retornar domain not found ... mesmo uma abordagem de combate a
phising, reforço de segurança.. não justifica isto.

Esta claro que a abordagem é errada.