[caiu] Level3 fora

Eng. Fabio Roberto ipsolon2005 em gmail.com
Sexta Dezembro 13 12:30:06 BRST 2013

Não sei se ainda interessa, mas na baixada fluminense é possível
contratar um transporte da SAMM ao longo da via dutra, mesmo fora dos
POPs deles. Dependendo do link, eles sangram a fibra num ponto de
derivação já existente e você constrói a ultima milha até lá. É possível
inclusive fazer contrato com garantia de latência, mas aí já é algo
muito caro, mas de repente para outros projetos vale a pena. Aqui em
Volta Redonda, interior do RJ, temos pelo menos 03 rotas subterrâneas
interligando outras cidades e estados, sem contar as rotas aéreas, aí
nessas rotas acontecem os swaps, mas estudando direitinho é possível ter
a redundância.

Como o assunto sugere, o nosso grande problema é para link
internacional. A Seabone (também conhecida como Sparkle), por ex.,
possui uma fibra no mesmo cabo da Level3 para interconexão com EUA. Já a
Highwinds utiliza a Level3 e também possui um link 10G da telefônica
para sua redundância, além de possuir uma rede CDN enorme. Além da
Level3 e Telefonica, nos restam alguns poucos cabos submarinos para
interconexão com EUA e Europa, como a Globenet e a Embratel por ex.

Então a grande preocupação é para fora do país mesmo, só que a gente não
vê nenhuma reportagem sobre o assunto e o problema só vai agravando. Sem
contar que ainda não estamos na época da copa, aí vai ser complicado...

Eng. Fabio Roberto
*S.O DO BRASIL TELECOMUNICACOES*
/www.superonda.com.br | www.zamix.com.br /