[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Sexta Dezembro 6 10:33:09 BRST 2013

Em 6 de dezembro de 2013 07:39, Rafael Cresci <rafael at cresci.com.br>escreveu:

> Acima do gigabit consegue-se algo menorzinho na faixa dos US$ 5-8/Mbps
> (para os mesmos carriers decentes) e mesmo na faixa dos US$ 2 para os
> carriers mais agressivos como Hurricane e Cogent. E acima dos 10G, aí é a
> festa, tem de US$ 0.35 a US$ 0.70/Mbps.

US$ 0.82/Mbps era o preço da Level3 para 5Gbps em abril desse ano.

Ou seja, R$ 9.840 com o dólar a R$ 2,40. Com esse dinheiro, no Brasil, você
não compra 500 Mbps, desconsiderando impostos.

Não entendo como alguém nos EUA compra 1 Gbps pagando US$ 13,000, se 5 Gbps
custam US$ 4,100. Não faz sentido e o americano não é brasileiro. Eles lá
sabem quanto as coisas custam e não aceitam pagar preços abusivos.

> Óbvio, estou falando de Tier 2s nos EUA e de não-operadoras no Brasil. As
> operadoras nacionais (e os datacenters ao vender o próprio mix, por mais
> idiossincrático que isto possa parecer) ainda estão cobrando R$ 80-250 por
> Mbps.

Você deve estar falando de Oi, Embratel, GVT. Elas não são operadoras.
Falta muito pra chegarem nesse nível.

Mas eu enfatizei a necessidade da estabilidade dos PTTs (sobretudo o SP)
porque eles mudaram completamente o cenário de tráfego no Brasil. É um
projeto de vital importância para a nossa Internet. Arrisco dizer que
talvez seja o que apresente resultados mais rápidos e consistentes por R$
investido. Pra começar tirou das semi-operadoras o monopólio do tráfego e
estimulou a concorrência em diversos níveis. Hoje um provedor pode ser
cliente de uma semi-operadora e se interconectar ao PTT por vezes até por
meios próprios, garantindo que a maior parte do tráfego seja escoada com
melhor qualidade.

Não é totalmente errado dizer que a Internet brasileira quase parou durante
o problema em SP.