[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Quinta Dezembro 5 18:01:57 BRST 2013

Em 5 de dezembro de 2013 17:43, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Mas ainda há muito a melhorar no custo de tráfego nacional, por causa de
> uma distorção nos acordos de interconexão classe V entre grandes operadoras
> que hoje tornam o tráfego nacional mais caro que o internacional. Isso
> acaba impactando todas as redes nacionais, mesmo quem está no ATM de todos
> os PTTs, pois sempre há tráfego nacional para redes que não estão em PTTs.

Se compararmos o preço do mega nos EUA e aqui, realmente não dá pra
entender o porquê de uma disparidade tão absurda, mesmo considerando o
Custo Brasil. Talvez essa distorção possa explicar parte disso.

Mas só para ilustrar, mesmo tendo GGC + Akamai + Axcelera, a maior parte do
nosso tráfego ainda é escoada pelo PTT-SP. Level3 e CTBC ficam praticamente
com o tráfego internacional e em quantidade menor.

Não reclamo das indisponibilidades como as de ontem (nem abri chamado, que
é pra não sobrecarregar ainda mais o pessoal), mas seria bom investigar a
fundo o ocorrido porque eventos como os de ontem são uma "tragédia" para a
Internet brasileira. Mesmo derrubando a sessão e acionando o "burstable"
dos links de trânsito, a qualidade da conexão não é a mesma (e nem
poderia). Não estou cobrando explicações adicionais, mas somente ponderando
sobre a importância da estabilidade dessa estrutura e a preocupação em
minimizar as chances de queda.