[caiu] YouTube via PTT-SP

César de Tassis Filho ctassisf em gmail.com
Sexta Abril 12 12:21:04 BRT 2013

Gabriel,

Ao que parece você fez um traceroute para www.youtube.com (ou alguma outra
URL do gênero). Um traceroute para www.youtube.com não vai te indicar muita
coisa. Traceroute para www.youtube.com apenas indica que os servidores web
do site do YouTube estão aqui no cache de São Paulo.
Quando você tenta acessar um vídeo o YouTube escolhe de onde ele quer que
você busque tal vídeo (seja de cache-usa.youtube.com, cache-arg.youtube.com,
cache-bra.youtube.com etc - URLs fictícias). O YouTube tem usa vários
algoritmos para decidir de onde ele quer quer que você busque tal vídeo, e
isso inclui saturação dos caches locais (mas não necessariamente só isso).
Eu notei que, normalmente, quando o cache de São Paulo satura o YouTube
começa a apontar para caches na Argentina, e quando satura na Argentina
aponta pros EUA, mas isso não é regra.
Também discordo do Ezequias quando ele diz que o Google "sai do ATM
diariamente". Os gráficos do PIX da GBLX (
http://ptt.br/trafego/pix/sp/gblx/bps), onde o Google está ligado, mostram
apenas que o tráfego de entrada (tráfego que vem do PIX e entra no PTT para
os outros participantes) fica estagnado, indicando algum gargalo, por
exemplo. É nessa hora que o algoritmo do YouTube começa a apontar
requisições de vídeos para outras localidades. (Ok, ok, eu sei que o Google
não é o único participante do PIX da GBLX, mas dá pra ter uma idéia.)
A forma correta de descobrir pra onde o YouTube está apontando suas
requisições de vídeo nesse momento é acessando:
http://redirector.c.youtube.com/report_mapping
Aqui, por exemplo, via Live Tim em São Paulo, a URL acima retorna
"gru03s09", indicando que os vídeos estão vindo de algum cache perto do
aeroporto de Guarulhos (ou seja, na região metropolitana de São Paulo).

César