[caiu] Problema DNS Net

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Sábado Outubro 13 14:28:55 BRT 2012

> Assino embaixo … mais da metade dos usuários NET em Marília já foram informalmente orientados a mudar o DNS resolver para Google, OpenDNS ou UltraDNS, e 100% dos que fizeram, resolveram uma série de inconsistências, de seleção bizarra de CDNs a indisponibilidade total de resolução de domínios (quando usando o DNS NET interno).

O uso de um DNS recursivo global aumenta a ocorrência de seleção
bizarra de CDNs, não a diminui, na regra geral... o Google e outros
estão inclusive propondo padrões para que as CDNs possam lidar com
isso melhor.

> A finada Telefonica (hoje VIVO) levou um puxão de orelha sem precedentes em um passado recente em função de indisponibilidade com o Speedy, e segundo laudo final ANATEL, parte do problema recaia justamente nos DNS "resolvers".
>
> Será tão díficil assim manter no ar um cluster DNS decente para aguentar o tranco ?

Há algumas questões que precisam ser levadas em conta, e isso já foi
tema de uma apresentação no GTER
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter23/05-DNSrecEstavelEscalavel.pdf ,
mas pelo menos o cluster deles de maior demanda (SP-Capital) tem tido
boa performance e estabilidade, tendo sucumbido apenas a um evento
externo de larga escala (perda de uplink internacional).

Hoje todos os DNS da NET tem (declarado por ela, e eu confirmei no
caso de SP-Capital) DNSSEC, um ponto onde a falta de iniciativa das
outras operadoras tem sido infelizmente baixa (ou nula).

Rubens