[caiu] RES: RES: Sistema de monitoramento

Rafael Cresci rcresci em heavyswitch.com
Sexta Novembro 16 21:07:00 BRST 2012


Numa das empresas para a qual presto serviços, esta empresa representa no Brasil com exclusividade um software servidor de e-mail (que também embute XMPP, groupware, SIP, entre outras coisas).
Nos nossos testes exaustivos (pois nós é quem damos suporte para os clientes do Brasil, e também somos nós quem traduzimos a documentação, então somos obrigados a testar e retestar e fazer funcionar cada recurso do software para poder ensinar e também dar suporte). Na parte de email-para-SMS e vice-versa, o bicho suporta tanto modems USB 3G quanto gateways HTTP. Além do modem, testamos e homologamos os serviços da Human e da Clickatell.

Por mais incrível que pareça, o problema não é com o monitorador ou com o servidor ou com o gateway, o problema de demora na entrega é puramente das operadoras mesmo. Em alguns casos (é aleatório, testamos em dias e horários diferentes) demorou-se 4, outros 8h após a mensagem ser entregue na mão da operadora (incluindo no caso do modem 3G, que não depende de gateway - e a Human tem um log que te diz quando a mensagem foi entregue de fato à operadora). Às vezes entre 2 mensagens enviadas em seqüência, uma chegou com atraso de 1h e a outra chegou imediatamente (e fora de ordem). O que não é confiável é o sistema de SMS das operadoras de celular do Bananão, em si. No geral, em boa parte dos casos, a mensagem é entregue de imediato ou com no máximo 5 minutos de atraso, seja pelo modem, seja pelo gateway. Testamos com todas as operadoras.

Se você tem necessidade crítica, sugiro que ao invés de usar SMS, implemente um text-to-voice gateway (Asterisk ou outros PABX têm essa capacidade) e faça com que o monitoramento chame um gancho desses e te avise por ligação de voz (até mesmo com voz sintetizada). É o único jeito de ter isso o mais imediato possível.

[]s
Rafael Cresci

On Nov 16, 2012, at 8:55 PM, Filho Arrais <filho em aranetinfo.com.br> wrote:

> Se o seu fluxo de sms for alto, da pra montar seu próprio gateway sms,
> mesmo painel que o torpedus utiliza, contrata um plano mensal de sms de
> alguma operadora, usa um modem usb 3g ou coisa do tipo, monta seu servidor
> e dispara o quanto quiser, a relatos que com um saída só, já conseguiram
> manda 2 mil sms por dia.



Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu