[caiu] É normal perder pacote usando juniper!

Rinaldo Vaz rinaldo em anid.com.br
Sexta Março 9 18:34:49 BRT 2012


Eduardo,

Essa informação de perder pacotes em juniper ser normal não procede, embora
seja perfeitamente possível uma baixa prioridade para ICMP, a questão é: há
perda de pacotes nos saltos seguintes fora da rede da TIM? Se houver a
perda de pacotes denuncia SIM um problema no backbone.

Uma coisa é perder 100%(ICMP desabilitado), outra coisa é perder 10~20~30%
ou quanto seja!

Mesmo que eles digam "-todos os nossos movimentos são friamente calculados
e estamos descartando intencionalmente" significa NO MÍNIMO que o volume
está ALTO, já que o routers está fazendo descartes de qualquer natureza.

faça download de arquivos usando o wget com o parametro
--outuput-file=relatorio.txt, em seguida abra esse arquivo em um editor de
texto analise as oscilações na velocidade do download desse arquivo,  se as
quedas forem de dezenas de Mbs para centenas de Kbps o circuito está
sofrendo perdas! Mande esse arquivo para eles.

Recomendo o ftp da Embratel, ftp://ftp.embratel.net.br/pub/tst/load2.tst


Abs,

Em 9 de março de 2012 18:18, Eduardo Schoedler <listas em esds.com.br>escreveu:

> Uma hipótese é o flow-control.
> Quando ativei o PTT-RS, fazia ping flood para testar o enlace da minha
> cidade até Porto Alegre (que era bem menor do que a porta giga onde o outro
> router estava conectado). Notei que alguns routers respondiam 100% e outros
> não respondiam alguns pacotes, ao questionar me deram essa explicação
> (router de destino com flow-control ativado).
>
> Além do mais, em routers Cisco, ICMP tem baixa prioridade.
> Provavelmente Juniper também.
> Se o link está lotado, alguns são dropados.
>
> Roteadores implementados em Freebsd também limitam a quantidade de resposta
> ICMP, como proteção.
>
> --
> Eduardo Schoedler
>
>
> Em 9 de março de 2012 18:08, Rodrigo Augusto <rodrigo em 1telecom.com.br
> >escreveu:
>
> > Juliano, notei isto de uns tempos para ca.... Antes( cerca de uns 3 meses
> > atras) o trace era limpo
> >
> > Enviado via iPhone
> >
> > Em 09/03/2012, às 17:53, Juliano Primavesi | KingHost <
> > juliano em kinghost.com.br> escreveu:
> >
> > >
> > > Nao é bem por aí...
> > >
> > > Antigamente, os blocos *de rede* da Intelig (17379) não eram divulgados
> > na Internet, por isso, quando voce fazia um tracert, quando passava por
> > roteadores da Intelig, dentro da rede, retornava ***. Nao sei se isso
> > permanece hoje, mas nesse caso específico, o "descarte" de pacotes ICMP
> era
> > por que nao havia rota de fora da rede da Intelig para estes roteadores
> por
> > onde passava.
> > >
> > >
> > >
> > > Em 09/03/2012 17:22, Eduardo Mota escreveu:
> > >> Prezados, boa tarde!
> > >> Acabo de receber do suporte da Intelig uma informação inusitada.
> > >>
> > >> Ao reclamar de perda de pacote, para determinados destinos, ao passar
> > pela rede Tim, o suporte respondeu:
> > >> "Essa rede 10.x da Tim é composta por equipamentos Juniper, esses
> > equipamentos discartam pacotes ICMP, isso é normal usando Juniper!".
> > >>
> > >> Ok, então enquanto por cliente Intelig, não posso mais fazer teste de
> > PING.
> > >> Realmente isso é normal.
> > >>
> > >> Atenciosamente,
> > >> Eduardo Mota.
> > >> _______________________________________________
> > >> caiu mailing list
> > >> caiu em eng.registro.br
> > >> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> > >>
> > >>
> > >> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > >>
> > >> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
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> > > caiu em eng.registro.br
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> > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> > >
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> --
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> ESDS Consultoria de TI
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Rinaldo Vaz
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