[caiu] PIX-BA-IBTELECOM

Humberto Galiza humbertogaliza em gmail.com
Sexta Janeiro 6 07:21:08 BRST 2012

Oi Milton e demais,

Em 5 de janeiro de 2012 21:10, Milton Kaoru Kashiwakura
<mkaoruka at nic.br> escreveu:
> Prezados Galiza e André,
>
> Olhando a interface de vocês, esta está com folga.
Está com folga pois temos que controlar o tráfego que vai para o outro
PIX de modo que não comece a descartar pacotes, pois chega no limite
físico da interface.

> Em relação a AKAMAI, vocês irão se comprometer a fornecer os conteúdos da
> AKAMAI a todos os participantes do PTT de Salvador ?

André já respondeu que a Akamai aqui "está no ATM", assim como iremos
fazer com outros que iremos ativar em 2012; desempenhamos outras ações
aqui, como por exemplo oferecer o cross-connect ao PTT-BA a todos os
clientes que compram trânsito; a iniciativa aqui é para contribuir com
o desenvolvimento da Internet na região, e não apenas para o
crescimento de A ou B.

> [...]
> que ainda não tinha a interface de 10Gbps e a equipe ficou aguardando
> comunicado ... só em setembro o tráfego que estava por volta dos 100 Mbps
> subiu, iniciamos então os preparativos para atender após o PTT Fórum, mas
> houve contratempo e por se tratar de uma mudança grande com troca de
> praticamente todos os equipamentos, inclusive servidores, há necessidade que
> desloquemos o pessoal do PTT. Neste interim um outro participante solicitou
> interface de 10 Gbps e mais equipamento está sendo enviado para depois
Certamente há algum problema de comunicação na equipe que trata deste
assunto. De fato, é uma mudança enorme, e se o entendimento é que
precisa deslocar alguém para cá ótimo.
Essa é uma das coisas que precisam ser discutidas pela gestão do PTT:
porque há essa centralização na gerência em SP? Porque não pode haver
uma equipe por localidade, paga para dar suporte ao projeto, com
níveis de SLA a atendimentos mais razoáveis? Há pessoal aqui na
universidade com capacidade técnica suficiente para fazer esse
upgrade...Enfim, são apenas críticas construtivas para a melhoria do
serviço prestado.

> Creio que este assunto deva ser tratado no ambito do PTT e não nesta lista.
Meu entendimento pessoal é que colocar assuntos desse tipo na lista
ajudam a melhorar o serviço, já que essa não é a primeira thread que o
pessoal reclama de lentidão na prestação dos serviços por parte do
PTT. Se fizermos uma busca rápida na lista, vamos encontrar em bom
histórico de pessoas que passaram mais de 60 dias para ter uma vlan
dedicada criada. Sobre ativação de participantes, não vou nem
comentar...enfim, é melhor tratar aqui, e discutir solução (ao invés
de apenas criticar) do que ficar empurrando o problema para debaixo do
tapete. Ademais, isso que está sendo discutido aqui, já foi passado
por e-mail em diversas ocasiões para a equipe, e nunca foi dada a
tratativa adequada.

De qualquer forma, desculpe o meu desabafo. Estou certo de que a
pessoa certa nos ouviu agora, e o problema vai ser solucionado em
breve.

Abs,

Humberto Galiza