[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTTMetro - PTT.br - Sao Paulo - manutencao emergencial / emergency maintenance - 2011123101

Gustavo Santos gustkiller em gmail.com
Segunda Janeiro 2 11:35:34 BRST 2012

Pessoal. Devido a um problema no nosso lan2lan para sp, tivemos uma grata
surpresa. Nosso trafego com o PTT ba subiu de 25 para quase 200mbits. E era
trafego do google. O google global cache que a gvt tem no seu core da
bahia, esta disponivel para os participantes do ptt-ba. O interessante eh
que se voce for participante dos dois ptts ba e sp, o trafego da google vem
de sp. Acredito que este seja um dos motivos que a google nao tenha se
instalado por aqui.

Em segunda-feira, 2 de janeiro de 2012, Milton Kaoru Kashiwakura<
mkaoruka at nic.br> escreveu:

> Caro André,
>
> Como Diretor de Projetos do NIC.br e estando o PTT.br sob minha
responsabilidade me sinto na obrigação de responder as sua palavras.

> O PTTMetro iniciou em 2004 em resposta a saída da FAPESP da administração
do NAP público de São Paulo. O CGI.br na época aprovou o projeto PTTMetro,
um PTT público elaborado nos moldes do PTT de Seatle com as características
de neutralidade, qualidade, baixo custo das alternativas e alta capacidade
e que constituisse uma matriz de troca de tráfego regional única. Esta
última característica temos perseguido desde o início, o de juntar os PTTs
existentes: Optiglobe (Tivit), Metrored (Brasil Telecom e depois OI), NAP
do Brasil (Terremark), e outros que surgissem.
> Desde a sua criação o NIC.br tem investido recursos, de forma
responsável, para manter operacional o PTT.br, antecipando os investimentos
para que a infraestrutura tivesse sempre capacidade suficiente para seu
crescimento sem ter gargalos e operado de forma profissional, por
profissionais com larga experiência no mercado de Internet e
Telecomunicações. E apesar de não dispor de SLA, que serve na maioria das
vezes para receber desconto pelo que se paga, fornecemos melhor SLA que a
maioria das empresas.

> Lá fora, somos elogiados pelo modelo que praticamos e executamos, cito os
documentos da Euro-IX, que reune a maioria das empresas que administram
pontos de troca de tráfego no mundo, o PTT.br é citado como o PTT de maior
crescimento por dois anos consecutivos e pela OECD em documento sobre
infraestrutura de comunicação, sobre PTTs pelo mundo:

> Latin America
> 122.
> The growth of the Internet market in Latin America in the past five years
has been dramatic, led
> by the success of a long-term program of new exchange point development
by “Comitê Gestor da Internet
> no Brasil” (CGI), the Brazilian Internet Steering Committee, a
public-private partnership funded in large
> measure by revenue from domain name registrations within the .BR
country-code top-level domain.
> Between 2006 and 2011, Brazil has grown from four IXPs to nineteen,
maintaining their position of
> leadership in the region; in addition to having the region’s largest
exchange, in São Paulo, Brazil has
> hosted more than half of Latin America’s IXPs for most of the history of
the Internet’s expansion in the
> region. Brazil’s success has been a product of several factors
coinciding: the CGI takes the long view, with
> a consistent program of economic development, rather than short-term
one-off projects. Their IXPs are
> among only a handful in the world that are the product of a considered
and intentional economic model.
> Before beginning, they made a careful investigation of CityLink, the New
Zealand IXP system, and of the
> SeattleIX, including site visits, observation of the annual governance
meeting, and interviews with the
> founders, board of directors, and Internet exchange participants. This
feedback loop has continued to the
> present day, with CGI management staff and board members actively
investigating the successes and
> failure of other IXPs and participating in the international IXP
operations community.

> Investimos na criação, na operação e manutenção de PTTs no Brasil pois
acreditamos que desta forma teremos uma Internet melhor, de qualidade e com
preço reduzido.

> Desejo a você Andre e a todos desta lista um ótimo 2012 cheio de
realizações.

> Abraços,
>
> Milton.

Gustavo Santos