[caiu] RES: RES: Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTTMetro - PTT.br - Sao Paulo - manutencao emergencial / emergency maintenance - 2011123101

Milton Kaoru Kashiwakura mkaoruka em nic.br
Segunda Janeiro 2 05:10:03 BRST 2012

On 12/31/2011 01:53 PM, André Costa wrote:
> Francisco,
>
> PTT é secundário mais é necessário ... se fosse assim ninguém estaria lá ...
>
> O que eu defendo há muito tempo é que até se cobre uma taxa por participante
> para profissionalizar o negocio.
>
> Feliz é quem esta no Terremark, parabéns ao Claudio, realmente segunda vou
> procurar "minhas melhoras".

Caro André,

Como Diretor de Projetos do NIC.br e estando o PTT.br sob minha
responsabilidade me sinto na obrigação de responder as sua palavras.

O PTTMetro iniciou em 2004 em resposta a saída da FAPESP da
administração do NAP público de São Paulo. O CGI.br na época aprovou o
projeto PTTMetro, um PTT público elaborado nos moldes do PTT de Seatle
com as características de neutralidade, qualidade, baixo custo das
alternativas e alta capacidade e que constituisse uma matriz de troca de
tráfego regional única. Esta última característica temos perseguido
desde o início, o de juntar os PTTs existentes: Optiglobe (Tivit),
Metrored (Brasil Telecom e depois OI), NAP do Brasil (Terremark), e
outros que surgissem.
Desde a sua criação o NIC.br tem investido recursos, de forma
responsável, para manter operacional o PTT.br, antecipando os
investimentos para que a infraestrutura tivesse sempre capacidade
suficiente para seu crescimento sem ter gargalos e operado de forma
profissional, por profissionais com larga experiência no mercado de
Internet e Telecomunicações. E apesar de não dispor de SLA, que serve na
maioria das vezes para receber desconto pelo que se paga, fornecemos
melhor SLA que a maioria das empresas.

Lá fora, somos elogiados pelo modelo que praticamos e executamos, cito
os documentos da Euro-IX, que reune a maioria das empresas que
administram pontos de troca de tráfego no mundo, o PTT.br é citado como
o PTT de maior crescimento por dois anos consecutivos e pela OECD em
documento sobre infraestrutura de comunicação, sobre PTTs pelo mundo:

Latin America
122.
The growth of the Internet market in Latin America in the past five
years has been dramatic, led
by the success of a long-term program of new exchange point development
by “Comitê Gestor da Internet
no Brasil” (CGI), the Brazilian Internet Steering Committee, a
public-private partnership funded in large
measure by revenue from domain name registrations within the .BR
country-code top-level domain.
Between 2006 and 2011, Brazil has grown from four IXPs to nineteen,
maintaining their position of
leadership in the region; in addition to having the region’s largest
exchange, in São Paulo, Brazil has
hosted more than half of Latin America’s IXPs for most of the history of
the Internet’s expansion in the
region. Brazil’s success has been a product of several factors
coinciding: the CGI takes the long view, with
a consistent program of economic development, rather than short-term
one-off projects. Their IXPs are
among only a handful in the world that are the product of a considered
and intentional economic model.
Before beginning, they made a careful investigation of CityLink, the New
Zealand IXP system, and of the
SeattleIX, including site visits, observation of the annual governance
meeting, and interviews with the
founders, board of directors, and Internet exchange participants. This
feedback loop has continued to the
present day, with CGI management staff and board members actively
investigating the successes and
failure of other IXPs and participating in the international IXP
operations community.

Investimos na criação, na operação e manutenção de PTTs no Brasil pois
acreditamos que desta forma teremos uma Internet melhor, de qualidade e
com preço reduzido.

Desejo a você Andre e a todos desta lista um ótimo 2012 cheio de
realizações.

Abraços,

Milton.