[caiu] RES: RES: RES: Lentidão FACEBOOK via GVT / Campinas

Rinaldo Vaz rinaldo em anid.com.br
Terça Agosto 28 17:22:54 BRT 2012

Depende muito.  Se a melhor rota para esses clientes continuar a passar
por você por algum motivo (mesmo sem eles receberem os prefixos
anunciados no PTT), o caminho do pacote não vai mudar.  Ou seja,
clientes com só um trânsito (você) não vai ver diferença.  Para clientes
com múltiplos trânsitos, vai depender dos outros upstreams e peers dele.

Não pensei em todas as situações possíveis, a primeira que veio a cabeça é
o efeito colateral do NO-EXPORT (pelo menos no Cisco), que o meu router
elege a rota como "best", e por ser "NO-EXPORT" não anuncia para o meu
 cliente de trânsito. Vejo apenas uma situação complicada: Esse mesmo
cliente comprando trânsito diretamente com TIM/Intelig. Ele teria então
duas opções:

*ANID,TIM,SEABONE,GLOBALCROSSING,GVT,SITECNET,DATACONNECTION

**>TIM,SEABONE,GLOBALCROSSING,GVT,SITECNET,DATACONNECTION*

Creio que essa seja uma situação muito rara. Vale o sacrifício se precisar
utilizar NO-EXPORT.

A outra é nos casos de balanceamento baseado em prefixos mais específicos,
essa prática eu indico sem preocupação. Anunciar prefixo especifico A para
operadora 1, prefixo específico B para operadora 2.
Isso obriga a operadora 2 (e seus clientes "monohoming") dar a "volta ao
mundo" para alcançar o prefixo A e vise-versa. Para resolver:

Para operadora 1 anunciar prefixo A padrão e prefixo B com no-export
Para operadora 2 anunciar prefixo B padrão e prefixo A com no-export

acabei de inventar o termo "monohoming" que é o oposto de "multihoming"
kkkkk

Abs