[caiu] RES: RES: RES: Lentidão FACEBOOK via GVT / Campinas

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Terça Agosto 28 16:20:20 BRT 2012

On 28-08-2012 15:36, Rinaldo Vaz wrote:
> 262855 28135 262681 187.16.217.31 from 187.16.217.31 (177.12.192.1)
> Community: 28135:1 28135:2222
>
> Essa ocorrência está correta, o AS 262855 é meu cliente de trânsito,
> e os prefixos recebidos no PTT-Campina Grande, São Paulo, e Natal são
> anunciados para os meus clientes, de maneira que para alcançar o AS
> de Dataconnection, eles utilizam o link ANID, e eu "troco tráfego"
> com Dataconnection em Campina Grande.

Sim, eu pensei que isso estava claro no meu texto, mas é sempre bom
reforçar.  Ler LG direito não tem nada de óbvio...

Por exemplo, somente os prefixos aprendidos dos RS (route servers) do
PTT estão presentes no ATM de forma geral (mas não necessariamente para
todos os participantes devido à possibilidade de filtragem), e para ver
isso no LG você precisa saber os IPs dos RS para ignorar as outras
rotas.  Quem não sabe deste detalhe, corre o risco de pensar que tudo o
que aparece no LG está sendo anunciado no PTT SP.

> Se Dataconnection anunciar com no-export os Meus clientes acabarão
> alcançando Dataconection via o trânsito dele (GVT,SITECNET) e isso
> não é interessante para nós. Principalmente porque meu UPSTREAM
> (TIM/INTELIG) não

Depende muito.  Se a melhor rota para esses clientes continuar a passar
por você por algum motivo (mesmo sem eles receberem os prefixos
anunciados no PTT), o caminho do pacote não vai mudar.  Ou seja,
clientes com só um trânsito (você) não vai ver diferença.  Para clientes
com múltiplos trânsitos, vai depender dos outros upstreams e peers dele.

> tem peering com GVT, isso obriga os pacotes a subirem até Miami via
> Seabone, entrar na GlobalCrossing, voltar para o Brasil e entrar na
> rede da GVT em Fortaleza ='(

É o tipo do risco que se corre ao se limitar a visibilidade de um
prefixo (com NO-EXPORT ou qualquer outra comunidade BGP para engenharia
de tráfego).  Muito boa a sua colocação.

Vou repensar minha posição de usar no-export em PTT preventivamente.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.