[caiu] Perda de pacotes passando pelo PTT-SP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Quinta Agosto 23 14:39:36 BRT 2012

On 23-08-2012 13:15, Fábio - RJ Network wrote:
> Estamos há vários dias com perda de pacotes para o destino
> 186.233.144.10saindo via Algar. Testei em 4 circuitos que estão em
> RAs diferentes, e em todos eles o problema ocorre no mesmo ponto.

Também peguei uma baixa perda de pacotes _ICMP_ no roteador de borda do
as262790, mas a que eu peguei era bem baixa, algo como 0,1%.

É bom lembrar que certo nível de perda de pacotes é saudável em rede
congestionada (e melhor ainda em rede quase congestionada). Muito pior é
ter buffers enormes que não perdem pacote, mas causam uma latência de
pior caso absurda.

De qualquer forma, o que medi de perda via traceroute não significa que
esteja perdendo tráfego de produção, pode ser rate-limit de ICMP do
roteador.

> Nesse momento a perda de pacotes está em 5-6%, mas hoje cedo estava
> com mais de 13%.

Como você está medindo essa perda?  traceroute de ICMP echo request?
traceroute TCP? traceroute UDP?  ICMP echo request/reply fim-a-fim?
iperf?  smokeping?

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.