[caiu] ADSL CTBC: velocidade e tempo de resposta

casfre em gmail.com casfre em gmail.com
Quarta Outubro 19 22:11:15 BRST 2011

2011/10/18 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>

> Jeito facil de enganar usuários experientes, QoS no icmp,
>  como contornar tcptrace.
>
> att.

Desculpe-me pela demora. Os últimos dias foram "sinistros" (serviço, aulas
etc).

A área técnica fez a intervenção nos sistemas e, em 18/10/2011, já não havia
mais a lentidão/tempo de resposta observados. Voltaram aos valores usuais.
Espero que assim permaneçam.

Eu creio que não seja QoS no ICMP, já que isso teria custo de processamento
e, creio eu, seria de pouca utilidade, já que a conclusão, como bem colocou,
seria pelo uso de ferramentas como tcptrace e httping.

Já estou nessa de ADSL (ou banda larga) faz tempo (coisa de 10 anos ou
mais). Minha limitação maior é que, por não ter links alternativos, para
testes, quando noto o problema (geralmente em horários "ruins", como noite,
sábado, domingo, feriado etc), geralmente recorro a listas, como a CAIU. Eu
tenho colecionado dados e experiências, com o objetivo de compreender, de
forma séria, o que acontece, onde estão as eventuais falhas, que caminhos se
pode percorrer para resolver etc.

O complicado é que, até para um usuário doméstico, Internet está começando a
fazer falta, mesmo quando para um ou dois dias (em certos dias, horas já
fazem diferença).

Valeu pela força.

Obrigado.

Cássio