[caiu] Res: Re: Apocalipse na Intelig

Rafael Ganascim rganascim em gmail.com
Terça Outubro 4 09:35:27 BRT 2011

Então, o que fizemos foi apontar este erro e em algumas horas haviam
corrigido o problema.

Recomendo também você tentar encontrar quantos bytes estão sendo
'roubados' (se é que este é seu problema).
Vou dar uma receita que uso...

Levando em conta que estamos usando o MTU de 1518 bytes, com os
cabeçalhos padrão de ethernet, IP e TCP, temos:
- 18 bytes para cabeçalhos ethernet
- 20 bytes para cabeçalho IP
- 20 bytes para cabeçalho TCP

Dá 58 bytes de cabeçalho.

1518 - 58 = 1460 bytes

Então nosso segmento TCP pode ter no máximo 1460 bytes em sua porção
de dados. O maximum-segment-size, MSS,  controla isto. Ele é negociado
na sincronização (os pacotinhos com a flag SYN).

Agora o teste do MTU. Vou usar comandos de Linux, mas se aplica a
Cisco, Juniper, BSD e derivados.

MTU - 1518
Ethernet - 18 bytes
IP - 20 bytes
ICMP - 8 bytes

Dá 46 bytes de overhead. Então podemos usar até 1472 bytes como dados
se o MTU estiver correto usando o ICMP Ping.

É importante forçar o DF. O '-M do' faz com que o bit DF seja setado
no pacote IP. No Cisco tem que usar o 'ping extendido', no FreeBSD é
'-D'.

Um ping com estouro intencional do MTU, para ver se a conta tá certa:
$ ping -c 1 -s 1473 -M do 172.25.15.193
PING 172.25.15.193 (172.25.15.193) 1473(1501) bytes of data.
>From 172.25.15.201 icmp_seq=1 Frag needed and DF set (mtu = 1500)

$ ping -c 1 -s 1472 -M do 172.25.15.193
PING 172.25.15.193 (172.25.15.193) 1472(1500) bytes of data.
1480 bytes from 172.25.15.193: icmp_seq=1 ttl=255 time=0.987 ms

Se com 1472 bytes estiver pingando, seu problema não é de MTU. Porém
se perder, há grandes chances de ser este o problema - encontre a
quantidade de bytes roubados diminuindo o tamanho (o -s) até achar
onde ele volta a pingar. Com isso, configure o seu TCP MSS camp para o
valor encontrado (se foram 4 bytes roubados, o MSS pode ser 1456).

Att,

Rafael