[caiu] GlobalCrossing DOWN

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Quinta Maio 26 15:53:04 BRT 2011

On 25-05-2011 17:45, Israel Neto Arruda wrote:
> Ari, acho que se tivesse redundância não teria nem parado. A
> redundância é automática (pelo menos deveria ser!)
>
> Ultimamente, quando para um Link essa é a desculpa padrão deles
> (duplo rompimento de fibra...só esse ano tive umas 10 desculpas
> dessas). Hoje pode até ser mas já nem acredito mais.

Heh.  Aproveitei a oportunidade e conversei com um gerente da Intelig a
respeito.

Ele disse que, pelo menos no RJ, as prefeituras, companhias de água e
esgoto, e outros tatus por natureza da atividade, resolveram vingar-se
da mãe terra.  Estão cavando buraco e metendo a britadeira em tudo que
parecer não estar mole o suficiente para cair alguém dentro.  E o
encarregado nunca olha o que está passando em baixo antes de cavar, ele
é pago para cavar, não para olhar o que está destruindo (fica por isso
mesmo...)

Ele mencionou também algo sobre uma auto estrada e linha férrea que
correm perto uma da outra, e um barranco deslizou levando embora a
estrada, a fibra enterrada, e ainda caiu sobre a linha férrea e levou o
outro cabo.

Isso me lembra bem do que me ensinaram: redundância geográfica de
verdade, só com pelo menos 30km de separação.  Era para datacenter, mas
parece servir para fibra também.  Se bem que, considerando a zona de
exclusão do acidente em Fukushima 1, se houver reator nuclear por perto
acho que andaram revisando isso para pelo menos 80km.

Claro, os rompimentos duplos podem ser só desculpa... certamente parece
que nunca ninguém se importa em remendar o caminho backup enquanto o
principal estiver funcionando.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.