[caiu] Ref. Santander/Real - Internet Banking DOWN

Felipe Zanchet Grazziotin felipe em starbyte.net
Quarta Março 30 12:46:07 BRT 2011

2011/3/30 Carlos Wander <ti at wcom.net.br>

> Prezado André,
>
> Você está certo, mas o detalhe é que no último final de semana, segundo
> informações do meu gerente de contas, "milhares" de cartões foram
> cancelados
> (inclusive o meu) por problema de clonagem. Na agência que eu uso, os
> caixas
> eletrônicos estavam travados para você inserir o cartão. Segundo
> informações
> do pessoal da agência o problema só foi corrigido na 2a feira, no final da
> tarde.

Não soube sobre cartões clonados, mas recebi uma carga de e-mails de phising
com o mesmo "look-and-feel" do site do Santander.

Eles não vieram para o mesmo e-mail cadastrado no banco, o que diminui a
hipótese de um vazamento interno da lista de clientes, mas é no mínimo
curioso.

Ninguém mais notou o recebimento de e-mails "recadastre sua senha" ou "sua
senha irá expirar em 72 horas a partir de 29/03/2011"?

Não tenho mais o e-mail original aqui, mas utilizei o "report phising"
disponível no gmail para alertar.

> Agora todas as operações via internet estão suspensas... Acredito que eles
> estejam com um problema sério relacionado a segurança!

Também estou com dificuldade de acesso, mas não tinha relacionado os fatos.