[caiu] Um dia sem IPv4

Wilson Rogerio Lopes wlopes em ig.com
Quarta Junho 8 19:59:16 BRT 2011

On Wed, 2011-06-08 at 19:31 -0300, Rubens Kuhl wrote:

> Wilson,
>
> Eu concordo, mas os objetos da home como figuras e folhas de estilo
> também precisavam ser carregados via v6, ou possíveis problemas com
> múltiplas sessões simultâneas, objetos grandes x Path MTU Detection
> não seriam detectados. Bugs de baixa chance de ocorrência como o
> descoberto hoje no SLB da Citrix (Netscaler) possivelmente tenham
> passado sem detecção por quem colocou só o HTML raiz.
>
> Eu vejo a participação de quem tenha apenas colocado o HTML da Home
> com AAAA como bem parcial, para dizer o mínimo.

Rubens,

concordo 100% com você que isso seria o mundo ideal para o teste. O
problema é que se considerarmos
que a grande massa de acessos foi via túnel, acarretando um tempo de
resposta na média de 400, 500ms,
poderia gerar uma má impressão ao usuário final com uma perceptível
demora no carregamento das
páginas, imagens, etc. De uma maneira geral, acredito que o usuário
final não iria aceitar isso bem, e a experiência
poderia ter uma repercussão negativa.

Da forma como foi feito, acho que o saldo foi bastante positivo, visto
que já se tem alguma coisa
para quem até alguns meses atrás não tinha absolutamente nada, como é o
caso da maioria dos
participantes do World IPv6 day.

Agora o assunto tornou-se muito mais fácil de ser digerido e incentivado
dentro das empresas. O primeiro
grande passo foi dado, e temos uma real experiência para discutir.

Wilson.