[caiu] Convite - 3º Encontro Nacional de Provedores ABRINT - 29 e 30 junho SP

Diógenes Ferreira - Qnet Telecom diogenes em qnet.com.br
Quarta Junho 8 11:46:07 BRT 2011


Nova pagina 1a.. Abrint3º Encontro Nacional de Provedores 



Prezados,

A ABRINT - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, tem a honra de convidá-los a participar do 3o. Encontro Nacional dos Provedores de Internet. - "Desafios e Oportunidades para Provedores de Internet"

Local : Hotel Century Paulista - São Paulo/SP
Data : 29 e 30 de junho de 2011

Público-Alvo: Profissionais liberais, provedores de Internet, estudantes e profissionais da área de redes e servidores em geral, operadoras de empresas de engenharia de sistemas de telecomunicações, executivos das áreas de tecnologia da informação, empresas fornecedoras de equipamentos, empresas de consultoria.

Para este ano, o Evento que já se consolidou como a iniciativa mais importante do setor, pela qualidade de conteúdo e de suas apresentações,  abordará assuntos importantes  como a implantação e impactos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL); Questões técnicas, envolvendo a modernização e capacitação das redes multiserviços, e tendências tecnológicas e de mercado do setor de Banda Larga.

Umbundling, faixa própria no espectro de frequências e  recursos de numeração também serão discutidos em painéis compostos por profissionais altamente gabaritados e autoridades do Setor.

Programa do Evento:
Dia 29 de junho

08:30 - 09:00
Credenciameno dos Participantes

09:00 - 09:30
Abertura do evento pela Diretoria da ABRINT

09:30 - 11:30
Painel de Debates: "Frequências licenciadas e recursos de numeração para operadores de SCM"

Operadores de SCM possuem várias antigas reivindicações junto à ANATEL e, dentre estas, as mais importantes com certeza estão relacionadas à necessidade de destinação de faixas específicas do espectro radioelétrico  em caráter primário para suas operações. Além disso o Regulamento de SCM que data de 2001 previa a atribuição de recursos de numeração para os autorizados e no entanto nunca foi implantado. Neste painel, a Dra. Emília Ribeiro Cury do Conselho Diretor da ANATEL discorrerá sobre os futuros leilões das Faixas de 3.5 e 2.5 Ghz, assim como abordará possibilidades de reinvidicações de outras faixas por parte dos SCM's.

Palestrante:
Dra. Emília Ribeiro Cury (confirmado)
Conselheira do Conselho Diretor da ANATEL

11:30 - 12:30
Painel de Debates: "Governança na Internet"

Das muitas coisas fascinantes e inovadoras que encontramos na Internet, a ausência de uma organização central que controle como ela pode e deve ser usada talvez possa ser considerada uma de suas mais notáveis características. Organizações que cuidam dos recursos de numeração, outras dos nomes de domínio, outras da resolução desses nomes fazem em conjunto que a rede mundial de computadores funcione, a despeito de seu enorme tamanho. 


Neste painel, cujo palestrante é uma das pessoas de maior conhecimento em governança na Internet no Brasil e no mundo, será apresentado aos presentes um panorama de como se forma a governança na Internet, tendencias futuras e respectivos impactos nos negócios dos provedores, principalmente nesse momento em que os recursos de numeração do IPv4 estão exaurindo-se em um forte ritmo sem que o mercado aponte tendencias de migração para o IPv6. 

Palestrante:
Hartmut Glaser (confirmado)

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1967, obteve seu Mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Escola Politécnica da USP em 1973 e fez curso de Pós-Graduação para Doutoramento em Engenharia de Eletricidade na Escola Politécnica da USP, de 1973 a 1975. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br é fundador e diretor da LACNIC e é membro do Address Council (AC) da Address Supporting Organization (ASO) de ICANN. 

12:30 - 14:00
Almoço

14:00 - 15:30
Painel de Debates: "Plano Nacional de Banda Larga"

Embora ainda não plenamente operacional, o Plano Nacional de Banda Larga - PNBL, já pode e deve ser considerado uma realidade pois é clara a vontade política do governo em implementá-lo e, cada dia mais, a TELEBRÁS que tem a missão de levá-lo aos mais remotos cantos do país, se consolida como um novo ator no cenário das grandes operadoras. Os Provedores desde o início do processo são chamados como parceiros naturais para a implementação do plano e tem manifestado também sua vontade de participar do processo, desde que sejam oferecidas condições adequadas.

Com representantes da Telebrás, Ministério das Comunicações e de Provedores, neste painel serão discutidos os atuais rumos do PNBL, assim como os requisitos e condições comerciais para que os provedores efetivamente façam parte do processo.

Palestrantes:
Caio Bonilha (confirmado)
Presidente da Telebrás

15:30 - 16:30
Painel de Debates: "Questões regulatórias, tributárias e fiscais"

O arcabouço regulatório no setor de Telecomunicações é bastante vasto e complexo e sujeita as empresas a uma série de exigências muitas vezes não cumpridas por desconhecimento. Além disso, questões tributárias e fiscais em nosso país muitas vezes tem interpretações ambíguas o que traz uma grande insegurança ao administrador de uma empresa do nosso setor. Neste painel serão discutidos fundamentos necessários à constituição e administração das empresas de SCM, como a questão dos contratos, informações ao agente regulador, condução do regime tributário, etc.

Palestrantes:
Aristóteles Dantas
Consultor independente

Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor
Silva Vitor Advogados Associados

Dr. Rui Ochremenko
Consutor Jurídico da ABRINT

Aparecido de Oliveira Filho
Consultor Administrativo da ABRINT

16:30 - 18:00
Painel a ser anunciado

Dia 30 de junho de 2011

08:30 - 09:00
Credenciamento de Participantes

09:00 - 10:00
Painel de Debates: "Panorama de esgotamento do IPv4 e adoção do IPv6 e Infraestrutura de Chave Pública de Recursos (RPKI) na região da América Latina e Caribe" 

Em fevereiro de 2011 a IANA distribuiu o seu último bloco de endereços /8 alimentando as especulações quanto ao prazo de esgotamento de IP's nos diversos Registros Regionais.  O palestrante desse bloco, o Diretor Técnico da LACNIC, fará uma exposição das expectativas de datas de esgotamento, políticas a serem adotadas para a distribuição quando o final se aproximar e qual é o ritmo de adoção do IPv6 observado na área da América Latina e Caribe. Será também abordado as iniciativas da LACNIC para a implantação de Infraestrutura de Chave Pública de Recursos (RPKI) e as medidas necessárias a serem adotadas nos Provedores para a autenticação de seus recursos de rede.

Palestrante:
Arturo Servin (confirmado) 
Chief Technical Officer da LACNIC. Membro do Comitê da LACNOG - Latin American and Caribbean Network Operators Group 

10:00 - 10:45
Painel de Debates: "Implantação do sistema de IRR (Internet Routing Registry) ABRINT - Vantagens para os associados e para a Internet em geral"

Em parceria com a empresa FreeBSDBrasil de Belo Horizonte a ABRINT implantou um sistema de IRR (Internet Routing Registry) que é uma base de dados de políticas de roteamento e outras informações relevantes sobre sistemas autônomos. O diferencial do IRR ABRINT será a forma automatizada que os seus associados terão para garantir a atualização e consistência das informações de roteamento.

Palestrante:
Patrick Tracanelli (confirmado)
FreeBSDBrasil

10:45 - 11:30
Painel de Debates: "Planejamento de Recursos empresariais em Telecom - ERP da Lógica Sistemas" 

Neste painel, apresentado pelo Sr. Antonio Fernandes de Oliveira Jr., profissional responsável por 6 anos pela intranet da FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e 8 anos desenvolvendo a intranet da distribuidora de Petróleo ALE/SAT, apresentará o software de ERP (Enterprise Resource Planning) da Lógica Sistemas, desenvolvido com foco em empresas de telecomunicações.

Palestrante:
Antonio Fernandes de Oliveira Jr. (confirmado) 
Lógica Sistemas

11:30 - 12:30
Painel de Debates: "Projetos do CGI/NIC.br - Implementação de IPv6 e Desenvolvimento dos PTT's"

O NIC.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, possui vários projetos que visam garantir e melhorar o futuro da Internet no Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo o Encontro Nacional de Provedores da ABRINT recebe a presença dos profissionais do NIC.br, que explanarão sobre os avanços conseguidos na implementação de IPv6, nos requisitos para se ter um PTT próximo a sua cidade, protocolo EPP para registro de domínios, etc. 

Palestrante:
Eduardo Ascenço Reis
NIC.br - IPv6 e PTT's 

12:30 - 13:00
Painel de Debates: "Oportunidades de SVA com registro de domínios .br"

Apesar de mais conhecido de provedores como prestador de serviços em domínios e recursos de numeração, o Registro.br opera também um programa de provedores de serviços através de uma API denominada EPP. Serão apresentadas as oportunidades de negócio que essa interface cria, suas características e vantagens na prestação de serviços de hospedagem.

Palestrante:
Rubens Kuhl Jr.
NIC.br

13:00 - 14:30
Almoço

14:30 - 16:00
Painel de Debates: "Banda Larga, Competição e o papel do Ministério das Comunicações" 

Desde o início do processo de privatização das Telecomunicações no país, muito se falou em promover a competição no setor mas poucos resultados práticos foram obtidos. Agora, ANATEL e Minicom estudam a edição do PGMC - Plano Geral de Metas de Competição que, entre outras medidas, tentará finalmente implantar o umbundling (desagregação) como uma das formas de disseminar o uso da Banda Larga no país.

Palestrante:
Paulo Bernardo (aguardando confirmação)
Ministro das Comunicações

16:00 - 17:30
Painel de Debates: "Tendências para a última milha. Wireless ou Cabo ? UTP/STP, DOCSIS, FTTH ou xDSL ?"

A grande maioria dos provedores regionais iniciou suas operações com o uso de tecnologias Wireless. As redes cresceram, novas necessidades surgiram e muitos agora investem maciçamente em cabeamento utilizando várias tecnologias distintas. Este painel pretende, com a participação de 4 profissionais com experiências práticas, trazer à discussão estas tendências atuais em termos de tecnologia, que são as redes utilizando cabos UTP/STP, DOCSIS, FTTH e xDSL.

Palestrantes:
Marcelo Costa (confirmado)
Redes HFC Multiserviços

Ronaldo Couto
Redes ópticas FTTH


Tico Kamide
Cabeamento UTP/STP em redes outdoor

Marcelo Ladwig Watson Coelho
Experiência prática de utilização de tecnologias xDSL

17:30 - 18:00
Encerramento e sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores

Para ter acesso à informações detalhadas, de como se inscrever, acesse o site da ABRINT:   http://www.abrint.com.br/
A Diretoria da ABRINT e seu staff terão muita satisfação em contar com sua presença. 

Atenciosamente,

Wardner Maia
Presidente 





Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu