[caiu] RES: Embratel: sites nacionais por link internacional

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Sexta Janeiro 28 00:02:17 BRST 2011

> Seria... não fosse o fato de o UOL fazer peer com a Intelig, e a Embratel
> também, logo, o tráfego poderia fluir no mínimo, via Intelig.

A Intelig paga (mesmo que de forma econômica sem troca efetiva de
dinheiro) pelo peering com o UOL; a Embratel só faz peering com a
Intelig por ordem da ANATEL, e vive tentando evitar que tráfego siga
por essa interligação. A junção desses dois interesses faz com que
esse caminho seja inexistente.

> não migraram para GBLX, Intelig, CTBC, GVT...

A GBLX também tem bastante a melhorar em interconexão nacional; eles
reconhecem isso, e mesmo assim tem feito depeering de várias redes
brasileiras após a criação da GBLX LatAm, indo contra políticas
mundiais da GBLX.

Das demais, eu destacaria apenas a CTBC e GVT, por terem políticas
consistentes de peering multilateral. A Intelig até que se sai bem em
bilaterais, mas é nula em multilaterais.

Rubens