[caiu] RES: RES: Tabela de preços - Amazon BR

Rafael Cresci rcresci em heavyswitch.com
Terça Dezembro 27 23:06:22 BRST 2011

On 27/12/2011, at 22:41, Rafael Kassner wrote:

> outras regiões. A própria Amazon tem duas regiões dentro dos EUA com
> preços diferentes, imagino eu que em uma delas exista alguma isenção
> local de impostos.

Não existe imposto sobre serviços nos EUA (salvo raríssimas exceções, mas elas não vêm ao caso).
As diferenças de preços internas são devido aos custos imobiliários e de energia, que é o que variam de estado para estado e mesmo de cidade para cidade.
A diferença do custo pode chegar a ser 50% mais cara.

> processamento em apenas uma parte do dia. O grande modelo de negócio
> da Amazon é vender processamento das VMs por hora de utilização, logo,
> você pode escalar seus servidores de uma forma que, por exemplo,
> durante o horário de pico sejam 10 máquinas ativas, e na madrugada
> seja apenas uma, pagando de acordo com o que está usando.

Talvez essa seja a principal dificuldade do mercado nacional em tentar compreender como funciona a Amazon. Ouvi já uma quantidade de reclamações de que a composição de preços deles é "difícil de entender", mas na verdade, o modelo é completamente diferente de vender VPS com recursos fechados. Aliás, em VPS de recurso fixo vendido por hora (ou seja, um hibrido entre VPS comum e Amazon) também já vi isso acontecer, e já vi clientes fugirem ou desconfiarem só pelo fato de ser cobrado por hora/"taxímetro" e não quererem passar perto (ex.: newservers.com, vcloudexpress.terremark.com, rackspacecloud.com, gigenetcloud.com). É apenas questão de adeqüação mental... As pessoas acham que só porque pagam por hora, também a garantia é "por hora" e pode ser instável.

E já estão confundindo Amazon com CDN ;-)

> Existe algum hosting nacional que te dá um VPS por menos de R$ 20,00?
> É esse o valor que gasto com minha conta de testes, levanto o cenário
> inteiro, faço os testes e derrubo tudo. Aqui, UM VPS meia boca já
> passa de R$ 50,00...

Lembrando que não serve só para testes, mas para computação escalar também. Esses joguinhos do Facebook são o principal exemplo...

[]s
Rafael Cresci