[caiu] RES: RES: Tabela de preços - Amazon BR

Rafael Kassner kassner em gmail.com
Terça Dezembro 27 22:41:19 BRST 2011

Vocês esqueceram uma coisa fundamental para ficar colocando o dedo no
olho dos preços da Amazon: o serviço é prestado no Brasil, logo, o
custo de energia, link, funcionários e tudo mais é pago em reais, para
fornecedores brasileiro, logo, a "carga tributária" brasileira incide
diretamente nesse preço, justo por isso é algo mais caro que nas
outras regiões. A própria Amazon tem duas regiões dentro dos EUA com
preços diferentes, imagino eu que em uma delas exista alguma isenção
local de impostos.

Ainda assim, também tem a questão de instâncias on-demand (que é a
primeira tabela de preços) e as instâncias reservadas, onde o
valor/hora é bem mais baixo caso você reserve uma instância por um ano
(ou três), pagando algo por isso. Cálculo básico: uma instância small
(1.7GB de RAM) custa US$ 83.95/mês ($0.115 * 365 * 24 / 12) no modo
on-demand, já se a mesma for reservada o custo é de US$ 54.80 ((307.13
+ (0.04 * 365 * 24)) / 12).  Comparando com a Tecla, o Elastic 1 deles
é R$ 170,00, que é comparável (ganha em memória, perde em disco, etc)
com a instância small da Amazon.

Quem poderia deixar os servidores fora do país (latência, legislação),
já o fazia, e vai continuar como está. Quem precisa dos servidores
aqui dentro, tem mais uma opção comercial, que na minha opinião, é bem
mais interessante para soluções que demandam de um grande pico de
processamento em apenas uma parte do dia. O grande modelo de negócio
da Amazon é vender processamento das VMs por hora de utilização, logo,
você pode escalar seus servidores de uma forma que, por exemplo,
durante o horário de pico sejam 10 máquinas ativas, e na madrugada
seja apenas uma, pagando de acordo com o que está usando.

Existe algum hosting nacional que te dá um VPS por menos de R$ 20,00?
É esse o valor que gasto com minha conta de testes, levanto o cenário
inteiro, faço os testes e derrubo tudo. Aqui, UM VPS meia boca já
passa de R$ 50,00...

Atenciosamente,
Rafael Kassner