[caiu] desconexao rota eua

IPTelligent Sysop sysop em iptelligent.com
Quarta Setembro 22 12:00:03 BRT 2010

Roberto,

Hoje em dia é uma faca de dois gumes: ou você escolhe um lugar que vai
atender muito bem o backbone da Tchau, ou você escolhe um lugar que
vai atender muito bem o backbone da Tele-afônica.
E mais, a escolha de carriers é mais importante até do que só o lugar.

Por exemplo, por policy a Telefonica só faz peering gratuito no
Equinix Ashburn (Ashburn, VA que fica na região de Washington DC) ou
no Equinix Dallas (Infomart, Dallas, TX), com no mínimo 6Gbps de
tráfego balanceado, e em no mínimo 2 pontos distintos. Não quer dizer
que ela não faça peering pago (faz sim, e é relativamente barato) e
nem em outros pontos onde esteja presente.

Em Miami, por exemplo, é o cable landing station deles (Boca Ratón pra
ser mais exato) para os cabos que vêm da América do Sul. Eles vendem
trânsito no NAP das Américas/Terremark, e fazem peering apenas com
caso-a-caso onde lhes interessa descarregar o transporte logo ali na
origem (ou quando pagam para isso). É o caso com o transporte para a
Level(3), o volume compensa a eles fazer o offload do tráfego ali
mesmo ao invés de Washington (o mesmo não pode ser dito em relação à
Global Crossing), para economizar o backhaul até Washington. De
Washington eles têm backhaul à Dallas. De Miami existe fibra direto
para Dallas, mas eles não têm um caminho desses iluminado, tudo passa
por Washington, e daí é que podem surgir todos os problemas da face da
terra.

Volta e meia o caminho Miami-Washington ou o Washington-Dallas dá uma
saturada (ultimamente tem sido devido à criançada brincando de DDoS) e
daí é que começam os problemas de vocês ;-)
A Oi e a BrT (uma vez que as redes ainda não estão 100% integradas)
trocam tráfego direto no NAP ou então em NY pela fibra submarina. Nada
de backhaul interno.

Já a Embromatel, é difícil saber qualquer coisa dela. Não tem nenhuma
informação pública em nenhum banco de dados de peering e nem no site
deles, logo, não dá pra fazer contato e sequer saber as políticas
deles. Mas que eles fazem peering no NAP de Miami e em NY, fazem. Como
fazer é que são elas...

Eu atualmente tenho peering de 1 hop para o NAP (através de um dos
meus provedores de trânsito), a Oi sempre chega direto, mas para
Telefonica eu dependo da sorte: tem vezes que ela vem direto pela
Level3 em Miami mesmo (dando 130ms ou menos), tem vezes que vem via
Washington (adicionando enormes 40-60ms) através da Savvis ou da GBLX
e rezando para que a GBLX não esteja saturada e de palhaçada em Miami
(acontece umas 3-4 vezes ao ano, é normal e recorrente).
Estou pensando há meses se faço peering pago ou não com a Telefonica
direto, mas o valor do mínimo deles (1Gbps) dá pra pagar 2Gbps de
trânsito em outro carrier no NAP ou 3Gbps em um terceiro carrier no
datacenter onde estou. E isso só para rotas de backbone da Telemuda,
sem trânsito.

Agora, pensa nisso: onde que um datacenter 100% gringo vai ficar se
preocupando com estas minúcias? Para eles, América do Sul é tudo uma
coisa só (todo mundo é índio e fala espanhol), e é difícil mesmo
explicar como funcionam as coisas politicamente (e que, convenhamos,
para eles não interessa muito). Eles têm essa preocupação com Europa e
Ásia (que é de onde vem o grosso dos negócios deles), com os
brasileiros eles podem muito bem se dar ao luxo de dispensar a dor de
cabeça de lutar pelo melhor e fechar com um fornecedor fixo "mais ou
menos" ou só com a Telefonica e ficar nessa coisa meia-boca e, se
reclamarem, tchau e bênção. A briga hoje na América é pela menor
latência para a China e a menor latência entre NY e Chicago (porque é
onde está o dinheiro). Ainda por cima, uma meia dúzia de usuários e
revendas ainda vêm solidificar isso, ao pressionar os datacenters a
procurar unicamente a melhor rota para São Paulo ("porque lá está o
dinheiro e a maior parte dos usuários do país", o que sabemos não é
inteiramente verdade) e estes acabarem se rendedo aos caprichos
contratuais da Telefônica.

[]s
Rafael