[caiu] RES: Puxa vida, nem 4 MB posso usar

David de Souza davids at vidi.com.br
Mon Aug 2 18:24:50 BRT 2010

Que tal esse caso:

Local:
	Casa da minha mãe em São João de Meriti, município localizado na
baixada fluminense no Estado do Rio de Janeiro, na região metropolitana do
grande Rio.  Fica distante cerca de 20km do centro da cidade do Rio de
Janeiro.

História:
	Moro em São Paulo e para ter melhor contato com minha família quero
um acesso internet decente para aquele endereço; por falta de outras
alternativas viáveis, resolvi pedir à Oi um VELOX (marca do ADSL deles).
Entrei na página - realmente lenta - da Oi e já ali descobri que as
velocidades anunciadas para o Rio de Janeiro - 2 Mega (R$49,90), 4 Mega
(R$59,90), 8 Mega (R$69,90), 14 Mega (R$99,90) e 20 Mega (R$189,90) - só
valem para o município do Rio de Janeiro e município de Niterói; para os
demais municípios a página exibe 2 velocidades "disponíveis": 600 K
(R$69,90) e 1 Mega (R$109,90).  Esses preços são para quem assina também o
plano de voz (venda casada?). Dá para ver que mesmo dentro de regiões
conurbadas foram criados dois tipos de clientes/vítimas: o que se quiser,
pois tem alternativas, paga R$69,90 por 8 Mega e outro que se puder gasta o
mesmo por 600K.
	A contragosto decidi contratar mesmo com esse preço exorbitante.
Entrei no chat da Oi e depois de uma espera de 50 min para o atendimento,
fui informado que não tinham como verificar a disponibilidade real a partir
do endereço; eu deveria fornecer um número de telefone ali instalado.  Por
sorte existe essa linha e a informei à atendente.  Aí a coisa começou a
azedar de vez; ela disse que não havia disponibilidade para aquela
linha/estação; perguntei se seria o caso de eu pedir outra linha fixa (se
resolvesse, eu o faria): ela disse que não haveria garantias de que essa
nova linha tivesse a disponibilidade e acabou por tentar me empurrar um 3G
da Oi ou esperar a expansão do serviço do ADSL da Oi para aquela região.
Quando lhe pedi um endereço de atendimento da Oi para que eu pudesse
protocolar um pedido formal de serviço Velox, ela simplesmente me
desconectou!

	O interessante é a profusão de Serviços de Internet Sem Fio na
região, todos piratas. Dadas as regras e preços da Anatel para que alguém
monte um provedor legalizado, virtualmente jamais haverá um que não seja
pirata. Volta e meia fecham um.

	O governo do Rio de Janeiro criou uma iniciativa chamada Baixa
Digital que provê acesso wireless gratuito; basta usar uma antena externa e
apontá-la para uma das antenas do programa. Pena que seja uma grande
fantasia; todas as antenas estão sempre "em manutenção" desde a inauguração.
Ainda não conheço um usuário desse serviço.

	Em suma, salve-se quem puder.

--
David de Souza
davids at vidi.com.br