[GTER] Selo BPF de CPE | IPv6 or Die

André Dias andredias at hexanetworks.com.br
Wed Jan 3 23:55:15 -03 2024

Desconheço também como a ANATEL trata essas homologações, entretanto é bem claro que é ineficiente, tendo em vista diversos problemas de adoção ao protocolo em determinadas fabricantes que já constam como homologadas pela agencia.

Essa ideia poderia iniciar como algo simples entre a comunidade, tendo um artigo no BPF citando marcas/modelo e versão de firmware utilizada que conseguiu homologar IPv6. Creio que isso já seria um excelente inicio.

Sabemos que infelizmente a maior parte apenas vai consumir o conteudo ao invés de agregar, todavia creio que isso não deve impedir a intenção, e com uma certa força poderiamos até mesmo contato com fabricantes mais acessiveis (Datacom é um excelente exemplo) para que possamos dar inicio a homologações. Veja, se tiver OK, seria um marketing gratuito para a fabricante em questão, não?

Tendo um inicio legal nessas homologações poderemos ver a questão de uma especie de “selo BPF”.